Os visitantes conheceram a estrutura do hospital, que inclui um centro cirúrgico e 58 leitos de internamento, além do Pronto Atendimento Infantil 24 Horas, que está sendo implantado no térreo do bloco principal
Com 75% da obra executada, o prefeito Junior da Femac iniciou hoje uma série de visitas técnicas para apresentar a estrutura do Hospital de Apucarana. Vereadores, secretários e superintendentes municipais, médicos e imprensa percorreram todas as instalações da nova unidade hospitalar do município que prestará atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os visitantes conheceram a estrutura do hospital, que inclui um centro cirúrgico e 58 leitos de internamento, além do Pronto Atendimento Infantil 24 Horas, que está sendo implantado no térreo do bloco principal. O prédio tem ampla acessibilidade e conta com rampas e dois elevadores.
Ao lado do engenheiro da obra, Carlos Freitas, o prefeito detalhou os diferentes estágios da obra. O terceiro e último andar, por exemplo, está praticamente pronto. Este pavimento vai abrigar o centro cirúrgico composto de duas salas, 3 enfermarias (quartos com 3 a 4 leitos), sala de recuperação (pós cirurgia) e ainda um quarto de isolamento.
No geral, já estão prontas as instalações de ar condicionado, hidráulica, elétrica, gases medicinais, rede lógica e usina de oxigênio. “A obra do Hospital de Apucarana chega a 75% e os 25% restantes são de etapas de acabamento, como forro, piso e luminárias. Toda parte de infraestrutura está 100% concluída. Vocês estão dentro de um sonho do povo de Apucarana. Uma obra que temos previsão de entregar dentro de 70 a 80 dias”, afirma Junior da Femac.
O prefeito destaca que o “Hospital de Apucarana vai possibilitar que cirurgias de média complexidade que hoje ão feitas em outras cidades, sejam realizadas no nosso próprio município, sem tirar nenhuma atividade do Hospital da Providência.”
O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, detalha que o atendimento no novo hospital vai acabar com a necessidade, por exemplo, de deslocar pacientes de Apucarana até Campo Largo e Jacarezinho para fazer cirurgia da catarata; até Rolândia para as cirurgias ginecológicas; e até Ivaiporã para realizar exame de estudo urodinâmico.
Além do centro cirúrgico no terceiro andar, o Hospital de Apucarana terá 3 salas para realização de pequenas cirurgias ambulatoriais no primeiro andar, como as dermatológicas, cataratas, e vasectomia. “Em Apucarana vamos acabar com as filas para as cirurgias de pequena e média complexidade”, afirma Junior da Femac.
O hospital tem área construída de 4.062,88 metros quadrados, sendo 2.616,90 metros de reforma e 1.445,98 metros de ampliação. O espaço destinado ao Pronto Atendimento Infantil terá entrada própria e atendimento 24 horas/dia. Haverá duas entradas: uma pela Rua Miguel Simião, destinada aos pacientes, e a outra pela Rua Osvaldo Cruz, para ao acesso de funcionários e de serviços.
Na lateral será disponibilizado um amplo estacionamento com 60 a 70 vagas de automóveis em terreno comprado pela prefeitura.
O prefeito explica que na área completamente reformada de 2.616,90 metros, onde um dia funcionou o Hospital São José e depois abrigou a sede da Autarquia Municipal de Saúde, está concentrada a área médico hospitalar. O bloco 1.445,98 metros de ampliação é destinado aos setores de compras, depósito e uma parte da atividade administrativa.
Junior da Femac informa que fará novas visitas técnicas a obra do hospital, convidando com vários segmentos da população, como empresários, clubes de serviço, igrejas, etc.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário