sexta-feira, 19 de julho de 2024

Após pane cibernética, passageiros em aeroportos pelo mundo exibem cartões de embarque escritos à mão: “obrigado, Microsoft”

 Além de voos, o incidente também prejudicou serviços bancários e de comunicação


Após um apagão cibernético prejudicar voos em vários lugares do mundo nesta sexta-feira (19), passageiros em aeroportos publicaram nas redes sociais fotos de cartões de embarque escritos à mão.


“A interrupção da Microsoft/CrowdStrike derrubou a maioria dos aeroportos da Índia. Recebi meu primeiro cartão de embarque escrito à mão hoje 😅”, escreveu Akshay Kothari, que tinha um voo entre as cidades indianas de Hyderabad e Calcutá.


O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital. O incidente também prejudicou serviços bancários e de comunicação.


Funcionária da FireFly, empresa aérea da Malásia, escreve cartão de embarque à mão — Foto: Reprodução/Redes sociais

Funcionária da FireFly, empresa aérea da Malásia, escreve cartão de embarque à mão — Foto: Reprodução/Redes sociais


Um estudante de medicina da Malásia que tinha um voo pela FireFly publicou no X: “Cartão de embarque manuscrito. Obrigado, Microsoft”.


Em outro aeroporto, um passageiro da Ryanair, empresa low cost de aviação, escreveu:


“Embora tenhamos medo de que os robôs tomem conta de nós, o que conseguimos foi um cartão de embarque parecido com a passagem de ônibus dos anos 90”, disse o turco Tufan Poyraz.

Passageiro da Ryanair, empresa low cost de aviação, exibe cartão de embarque manual após apagão cibernético — Foto: Reprodução/Redes sociais

Passageiro da Ryanair, empresa low cost de aviação, exibe cartão de embarque manual após apagão cibernético — Foto: Reprodução/Redes sociais


Os relatos são principalmente da companhia aérea IndiGo, da Índia, e da FireFly, da Malásia.


A IndiGo repostou um dos cartões manuais e escreveu no X: “Obrigado pela sua paciência durante a interrupção. Esperamos que a vibração retrô tenha tornado sua jornada um pouco mais memorável”.


A companhia também afirmou que lamenta o impacto nas viagens causado pela interrupção mundial do sistema. “Nossa equipe está trabalhando incansavelmente para resolver o problema e restaurar o serviço normal o mais rápido possível”.

Em um comunicado, a FireFly também pediu desculpas pelo incoveniente, agradeceu a paciência e disse que sua equipe está trabalhando para resolver o problema o quanto antes.


Veja outros relatos:



‘Tela azul’: entenda a interrupção cibernética


A empresa estadunidense CrowdStrike informou que sua ferramenta, chamada Falcon, que serve para detectar possíveis invasões hackers, teve um problema na atualização (update) de software.


Especialistas suspeitam que esse erro no update foi responsável pelo apagão que ocorreu em todo o mundo.


Um dos clientes impactados pela falha foi a Microsoft, que teve todos os seus serviços interrompidos. Usuários em todo o mundo relataram nas redes sociais que, ao ligar o computador, o sistema Windows travou, exibindo “tela azul”.


Isso se deu porque a Microsoft tem um software de computação em nuvem (ou “cloud”, em inglês) chamado Azure, que usa a ferramenta Falcon.


Computação em nuvem é um serviço de armazenamento usado por empresas de vários setores para hospedar grandes informações, como dados de clientes, por exemplo. Além da Microsoft com a Azure, outras gigantes da tecnologia, como Google e Amazon, oferecem soluções em cloud a outras companhias.


A dona do Windows afirmou por volta das 8h10 (horário de Brasília) que a falha já havia sido resolvida, mas que problemas residuais ainda poderiam ocorrer. Os aplicativos Teams, PowerBI e Fabric, por exemplo, apresentavam instabilidade até a última atualização desta reportagem.


Fonte: Agenda do Poder com informações do g1.

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