terça-feira, 9 de julho de 2024

Ainda presidente, Bolsonaro recebeu dinheiro vivo de empresário nos EUA

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu um envelope com dinheiro vivo do genro do empresário Paulo Junqueira, do setor do agronegócio, após chegar aos Estados Unidos em dezembro de 2022. A Polícia Federal encontrou mensagens no celular do tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens, que indicam a entrega.

O empresário foi quem emprestou uma casa para Bolsonaro se hospedar em Orlando, na Flórida, após sua saída do Brasil para não passar a faixa presidencial a Lula. Samuel Oliveira, genro do empresário, foi quem entregou o dinheiro.

“Ele foi entregar o imóvel pra eles, a chave. Tinha alguns reparos para serem feitos na casa, e o Samuel, se não me engano. Eu não estava lá, aí você teria que falar com o Samuel, que entregou alguma coisa pra eles assim pra que fosse feito algum reparo, alguma coisa no imóvel. Mas sem dúvida alguma foi um valor irrisório”, afirmou o empresário à coluna de Aguirre Talento no UOL.

As mensagens sobre a entrega do dinheiro foram encontradas pela Polícia Federal durante a apuração do desvio de joias. A investigação não se aprofundou sobre o pagamento, mas uma mensagem recebida por Cid de um funcionário da Ajudância de Ordens indica que o valor foi usado para “abastecer” e promover reparos no imóvel.

“Compras foram feitas e a casa já está abastecida. A cobertura da área da piscina foi finalizada para garantir a privacidade. O Samuel prefere ir encontrar o PR amanhã para entregar a encomenda”, diz a mensagem.

O ex-presidente Jair Bolsonaro com apoiadores em Orlando, nos EUA. Foto: Reprodução

“Diante dessas conversas, ficou evidente que Samuel entregaria uma encomenda (dinheiro) para o ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda no ano 2022, enquanto ainda exercia o cargo de Presidente da República do Brasil”, diz o relatório da Polícia Federal.

Junqueira confirma que o pagamento foi feito pelo genro, mas diz que a entrega não foi uma ordem dele. “Agora eu vou receber os meus amigos na minha casa, a casa tem que estar em ordem (…) Pra que alguma coisa tenha sido arrumada, alguma coisa nesse sentido, entendeu. Te garanto também que foi alguma coisa irrisória”, prosseguiu o empresário.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário