domingo, 30 de junho de 2024

Visando reeleição, Nunes turbina agenda de inaugurações às vésperas do prazo da legislação eleitoral

 

No controle da máquina pública, prefeito de São Paulo tem até a próxima sexta-feira (5), conforme a legislação eleitoral, para participar de inaugurações de obras

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

 O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), está em uma intensa maratona de inaugurações para aproveitar a vantagem de estar no controle da máquina pública antes das eleições de outubro. Nunes tem até a próxima sexta-feira (5), conforme a legislação eleitoral, para participar de inaugurações de obras, sob pena de cassação do registro ou diploma eleitoral em caso de desrespeito à proibição.

Segundo a Folha de S. Paulo, apenas nos últimos dez dias, Nunes participou, em média, de duas inaugurações diárias, focando em entregas de equipamentos de saúde, habitação e unidades do Descomplica SP, programa que descentraliza o atendimento presencial da prefeitura. Nas semanas anteriores, ele participava de uma inauguração por dia, em média.

A pré-campanha do prefeito enfrentou desafios recentemente, especialmente com a entrada do coach Pablo Marçal (PRTB) na disputa eleitoral, ameaçando tirar o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). Para manter Bolsonaro e o PL em sua coligação, Nunes teve que aceitar a indicação do ex-comandante da Rota Ricardo Mello Araújo (PL) como vice, um nome radical que poderia afastar eleitores moderados, com Lula tendo recebido 53% dos votos na capital no segundo turno de 2022.

Apesar das dificuldades, Nunes tem usado as inaugurações para ganhar visibilidade. De acordo com uma pesquisa Datafolha do final de maio, a gestão de Nunes é aprovada por 26% dos paulistanos e considerada regular por 45%. Nesse momento, ele aparecia com 23% das intenções de voto, tecnicamente empatado com seu principal adversário, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), que tinha 24%. Boulos tem o apoio do presidente Lula na disputa pela capital paulista.

Os aliados de Nunes acreditam que sua avaliação junto ao eleitorado está ligada à percepção da administração municipal e que as inaugurações em bairros periféricos são uma vantagem sobre Boulos. Nas redes sociais, o prefeito intensificou postagens sobre as entregas para destacar a continuidade da gestão do ex-prefeito Bruno Covas, falecido em 2021.

Até o dia 5, está previsto o início das obras de duplicação da ponte Jurubatuba, do corredor de ônibus Itapecerica e do túnel Sena Madureira, e do corredor Amador Bueno. Também devem ser entregues mais unidades de moradia transitória, do Armazém Solidário, e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), incluindo a inauguração da UPA 21 de junho na Freguesia do Ó, prevista para terça-feira (2).

Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário