quinta-feira, 13 de junho de 2024

Valdemar pressiona Zema a apoiar pré-candidato bolsonarista à Prefeitura de Belo Horizonte

 

"Zema é uma figura importante e Minas Gerais tem que estar junto com a gente. Nós temos que nos acertar agora para poder nos acertar para 2026”, declarou o presidente do PL

Romeu Zema e Valdemar Costa Neto
Romeu Zema e Valdemar Costa Neto (Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG | Reuters/Adriano Machado)

 As eleições para a prefeitura de Belo Horizonte têm aquecido o cenário político mineiro, com pré-candidatos disputando o apoio do governador Romeu Zema (Novo). A visita recente de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, à capital mineira intensificou ainda mais essa corrida. Na última segunda-feira (12), Valdemar subiu o tom ao cobrar que Zema apoie o PL na eleição municipal.

“Zema é uma figura importante e Minas Gerais tem que estar junto com a gente como esteve no passado e como vai estar no futuro. Nós temos que nos acertar agora para poder nos acertar para 2026”, declarou Valdemar.

O PL, representado pelo deputado estadual Bruno Engler, ofereceu à ex-secretária de Planejamento Luísa Barreto, pré-candidata pelo Novo, o posto de vice-prefeita em sua chapa. Engler, que não esconde seu desejo de receber o apoio do governo estadual, confirmou ao jornal O Globo: “nunca escondi o desejo de ter o apoio do governo. Se o governador e Luísa Barreto entenderem que é interessante, estou à disposição para recebê-la na chapa”.

Entretanto, Engler enfrenta um desafio adicional: seu histórico de desavenças com Zema. No decorrer de sua atuação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Engler votou contra o governador em diversas ocasiões. Esse passado turbulento pode complicar a formação de uma aliança entre o PL e o Novo. Valdemar Costa Neto também aproveitou sua visita para solicitar que os parlamentares do PL votem alinhados com Zema, tentando amenizar as tensões.

O interesse em Luísa Barreto não se limita ao PL. O senador Carlos Viana (Podemos) também entrou na disputa, oferecendo ao governador a possibilidade de Barreto integrar sua chapa como vice-prefeita. Em troca, Viana propôs que o Podemos apoiaria Mateus Simões (Novo), atual vice-governador, em uma eventual candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026.

Todavia, líderes do Novo, incluindo Mateus Simões, têm reafirmado categoricamente que Luísa Barreto permanecerá na corrida eleitoral.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário