sexta-feira, 14 de junho de 2024

Presidente da Comissão Europeia diz a Lula que buscará acordo com Mercosul "mutuamente benéfico"

 

Ursula von der Leyen também apresentou a Lula a agenda de investimentos da EU

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com a com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Hotel Borgo Egnazia, em Puglia- Itália
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com a com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Hotel Borgo Egnazia, em Puglia- Itália (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta sexta-feira (14), em reunião com o presidente Lula, às margens da cúpula do G7, na Itália, que buscará um acordo entre União Europeia (UE) e Mercosul "mutuamente benéfico". Da sua parte, Lula parabenizou Von der Leyen pelo resultado do seu bloco nas eleições europeias, ressaltando a importância do empoderamento feminino na política.

Ela também prometeu que o bloco continuará a lançar projetos no Brasil através do programa Global Gateway e falou em explorar a parceria com o Brasil na extração de matérias-primas críticas.

"Você tem meu total apoio à sua presidência do G20, querido Lula. Sobre o Mercosul, a Comisão Europeia continua empenhada num resultado bom e mutuamente benéfico", escreveu a dirigente no X. "Paralelamente, vamos continuar a lançar projetos do Global Gateway e explorar uma parceria em matérias-primas críticas", acrescentou.

Segundo a UE, a agenda de investimentos no exterior, conhecida como Global Gateway, contempla ao todo mais de 130 projetos na região da América Latina e do Caribe e inclui, entre outros pontos, investimentos em infraestrutura, cooperações científicas para o monitoramento do clima e de desastres naturais, produção de medicamentos e vacinas, apoio para um mercado verde de títulos e um programa de combate à pobreza.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário