sábado, 29 de junho de 2024

Polícia Federal solicita que Brasil peça extradição de ex-CEO da Americanas


Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas, de roupa preta e branca, falando para a câmera, sérioMiguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas – Reprodução

 A Polícia Federal solicitou oficialmente ao governo brasileiro que inicie negociações para a extradição de Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas, acusado de liderar um esquema fraudulento bilionário na empresa para distorcer resultados financeiros e aumentar os bônus dos executivos. O executivo, que estava residindo em Madri há mais de um ano, foi preso nesta sexta-feira, 28, após ser considerado foragido da justiça.

Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, a corporação já tomou medidas para emitir um alerta vermelho da Interpol e formalizar o pedido de extradição. A autoridade destacou, em entrevista à GloboNews, que repatriar Gutierrez exigirá um esforço diplomático significativo, devido à cidadania espanhola do ex-CEO, uma vez que a Espanha geralmente não extradita seus próprios cidadãos.

Rodrigues explicou que o processo de extradição será conduzido pelo poder judiciário brasileiro através da autoridade central, que encaminhará a solicitação à Espanha para análise jurídica. Esse processo incluirá considerações detalhadas. Também há a possibilidade de que ele cumpra sua pena fora do Brasil.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário