sábado, 1 de junho de 2024

Mexicanos vão às urnas neste domingo (2). Candidata de esquerda é favorita

 

Claudia Scheibaum tem vantagem confortável, apontam pesquisas

Candidata presidencial do partido governista Morena, Claudia Sheinbaum, realiza comício em Nezahualcoyotl, Estado do México, México
Candidata presidencial do partido governista Morena, Claudia Sheinbaum, realiza comício em Nezahualcoyotl, Estado do México, México (Foto: Raquel Cunha / Reuters)

Os mexicanos vão às urnas no próximo domingo (2) para escolher o presidente do país pelos próximos seis anos. As pesquisas mais recentes indicam uma liderança confortável de Claudia Sheinbaum, candidata do atual presidente Andrés Manuel López Obrador e da coalizão de esquerda Morena-PT-PVEM. A principal adversária de Scheinbaum é Xóchitl Gálvez, uma empresária do ramo da tecnologia e senadora que representa a coalizão PAN- PRI-PRD, de direita.

São esperados quase 100 milhões de eleitores para uma eleição que deve ser histórica: pela primeira vez na história o México deve eleger uma mulher para presidência. Além do presidente, os mexicanos irão escolher os assentos no Congresso e milhares de cargos locais. O Morena é o favorito a continuar com a maioria. O partido de esquerda governa em 23 dos 32 estados do país e tenta superar a maioria simples que detém nas duas Casas do Congresso.

A última pesquisa da empresa Mitofsky aponta que Claudia Scheinbaum lidera a corrida presidencial por mais de 20 pontos percentuais sobre Galvéz, com 48,9% contra 28,1%. Já o levantamento De las Heras mostra uma diferença ainda maior: a candidata do Morena tem 64% das intenções de voto contra 28% da opositora.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário