Para vice-presidente do SERAC, é essencial que a equipe tenha referência financeira e emocional, mesmo com poucos funcionários
A gestão de pessoas é
crucial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho,
por isso, mesmo empresas pequenas precisam estar atentas para cuidar do time da
melhor forma possível.
De acordo com Carla Martins,
vice-presidente do SERAC,
hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e
de tecnologia, o fundamental é haver um profissional responsável pela tarefa de
cuidar e olhar para a equipe com atenção. “É preciso que exista uma referência
na gestão de pessoas. Ou seja, que exista alguém responsável por essa parte. Se
você tem uma pequena empresa com apenas dois sócios, por exemplo, é necessário
que um deles seja responsável pelas pessoas para que elas saibam que podem
levar ao gestor assuntos pessoais e profissionais”, afirma.
Segundo a executiva, o ideal é que, a partir de trinta
colaboradores, a empresa tenha um profissional exclusivo para a gestão de
pessoas. “E se a empresa começar a crescer, ela pode ter primeiro uma única
pessoa e depois pode ter um time voltado ao RH”, sugere.
Carla explica que um profissional focado na gestão de
pessoas terá que lidar com uma série de tarefas específicas, como acompanhar a
produtividade do time e checar se a folha de pagamentos está em ordem. “Essa
pessoa precisa gerir o trabalho e as horas extras, ou seja, precisa ser
estratégica também e gostar de lucro. Sabemos que em uma empresa do setor de
serviços, por exemplo, a folha de pagamentos é altíssima porque as pessoas são
seu maior bem. Essa pessoa cuida do time para que o time possa cuidar da empresa.
E se não existe alguém olhando no detalhe quanto cada pessoa rende no trabalho
e quanto custa, a empresa perde dinheiro porque a produtividade não está sendo
analisada”, alerta.
A executiva acredita que o gestor de pessoas precisa ser alguém
com bons relacionamentos na empresa e perfil de liderança. “Não podemos
esquecer que a missão do líder em ascensão é formar outros grandes líderes. E é
esse líder da gestão de pessoas que vai pensar na parte técnica e
comportamental, vai ouvir feedbacks e avaliar os números”, relata Carla
Martins.
Confira algumas da obrigações de um gestor de pessoas,
segundo Carla Martins:
- Trabalhar
a motivação, a integração e a felicidade do colaborador
- Planejar
confraternizações, treinamentos e movimentos que estão sendo necessários
no ambiente como um todo
- Ajudar
na melhora da comunicação para o ambiente ficar mais positivo
- Definir
estratégias para aumentar a produtividade dos colaboradores
- Avaliar
a folha de pagamentos, gerenciando orçamentos para a empresa contratar,
demitir, manter pessoas ou dar uma promoção
- Receber
feedbacks
- Identificar
a conexão entre líderes e liderados
- Garantir
a conformidade legal na parte trabalhista
- Criar
e avaliar pesquisas de clima organizacional
Fonte:
Brasil 247
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