quinta-feira, 27 de junho de 2024

Lula diz que Pacheco é 'um grande nome' para disputar o governo de Minas Gerais em 2026

 

"Claro que o presidente do Senado é um grande nome, teve uma atuação importante na defesa da democracia”, disse o presidente Lula

Rodrigo Pacheco e Lula
Rodrigo Pacheco e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e afirmou que o parlamentar é um "grande nome" para disputar as eleições ao governo de Minas Gerais em 2026. “Nem o cenário de candidato a prefeito em 2024 está consolidado, imagina o de governadores daqui a dois anos. Mas claro que o presidente do Senado é um grande nome, teve uma atuação importante na defesa da democracia”, disse Lula em entrevista ao jornal O Tempo

Lula estará em Minas Gerais nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28) para participar de eventos oficiais. A viagem inclui visitas a Contagem e Juiz de Fora, cidades governadas pelo PT, além de Belo Horizonte, onde o partido tem o deputado federal Rogério Correia como postulante à prefeitura. No entanto, Lula evitou declarar apoio explícito a Correia, preferindo aguardar a consolidação das disputas eleitorais e a formação de alianças.

Segundo a Folha de S. Paulo, a possível candidatura de Pacheco em 2026 estaria vinculada a uma articulação para uma vaga no ministério do governo Lula após o término de seu mandato como presidente do Senado, em fevereiro de 2025. Pacheco também tem desempenhado um papel importante nas negociações com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Fazenda), e o governador Romeu Zema (Novo) para reestruturar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e renegociar as dívidas estaduais. Minas Gerais é um dos estados mais endividados, com passivos que superam os R$ 160 bilhões.

A visita de Lula ao estado visa também estreitar os laços com os quadros do PT no estado, que vinham reclamando do distanciamento do Palácio do Planalto. Além disso, Lula deve se reunir com o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), em uma tentativa de articulação política envolvendo apoio para as próximas eleições municipais.

Fonte: Brasil 247 em entrevista ao jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário