quinta-feira, 27 de junho de 2024

Lula diz que Galípolo é “um menino de ouro”, mas afirma que é cedo para escolher futuro presidente do BC

 Presidente frisou que ainda conversará sobre o tema com o presidente do Senado


Em entrevista à rádio Itatiaia, nesta quinta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a possível sucessão no Banco Central, indicando que Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária, tem “todas as condições” para assumir a presidência da instituição. Contudo, Lula ressaltou que ainda não tomou uma decisão definitiva quanto à indicação para 2025.


“O Galípolo é um menino de ouro, competentíssimo, de uma honestidade ímpar. Ele tem todas as condições para ser presidente do Banco Central, mas nunca conversei com ele (…) O cidadão que está lá tem mandato até dezembro, então eu não tenho pressa”, afirmou Lula durante a entrevista.


O presidente petista mencionou que ainda não teve uma conversa direta com Galípolo sobre a possibilidade de indicação, enfatizando que irá consultar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, antes de fazer qualquer escolha formal. Galípolo participou de uma reunião recente com Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto, focada na política de meta de inflação.


Lula também destacou os critérios que considerará na escolha do próximo presidente do BC, enfatizando a necessidade de expertise em política monetária e um compromisso claro com o país. “Vou indicar uma pessoa que entenda muito de política monetária. Que goste do Brasil, que tenha compromisso com o Brasil (…) Na hora que disser que tem que aumentar a taxa de juros ele tem que explicar porque tem que aumentar. E, na hora que abaixar, também tem que explicar por que vai abaixar”, comentou.


Fonte: Agenda do Poder com informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário