segunda-feira, 3 de junho de 2024

Lixo gerado por tragédia no RS chega a 47 milhões de toneladas

 

Lama, lixo e entulho das ruas do RS — Foto: Rafa Neddermeyer

O lixo gerado pelas enchentes no RS alcançou 47 milhões de toneladas, segundo o Fantástico, da TV Globo, exibido no domingo (2). Restos de móveis, utensílios e casas inteiras são removidos, revelando a dimensão do desastre. “A gente chegou em 47 milhões de toneladas de resíduos”, afirmou Guilherme Iablonovski, pesquisador da ONU. O estudo, conduzido por especialistas da Universidade do Rio Grande do Sul e da ONU Meio Ambiente, indica que o volume de resíduos supera o gerado pela guerra na Faixa de Gaza, e a quantidade pode ainda aumentar.

Em Canoas, 70 mil residências foram afetadas e 120 caminhões, junto a 40 retroescavadeiras, trabalham incessantemente na remoção do entulho. “A gente está se deparando com praticamente a casa inteira na calçada”, relatou Lucas Lacerda, secretário de Serviços Urbanos.

No Vale do Taquari, milhares de pessoas enfrentam um cenário similar, com entulhos espalhados por toda parte. Em Lajeado, um aterro municipal recebe cerca de 250 caminhões de lixo por dia. Diante disso, foram instalados 46 pontos de descarte em todo o estado visando agilizar a limpeza e reduzir os custos. Marjorie Kauffmann, secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, destacou a importância de separar os resíduos para facilitar o reaproveitamento futuro. “Não misturar aquele resíduo comum, hospitalar eletrônico, com esse resíduo madeira, concreto da construção civil para que a gente possa dispor, segregar e reaproveitar no futuro pelo quantitativo”, explicou.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário