quarta-feira, 26 de junho de 2024

Justiça Eleitoral do Paraná nega cassação de Rosângela Moro por mudança de domicílio eleitoral

 

Rosângela transferiu o título de eleitor de volta para o Paraná, mesmo domicílio eleitoral do marido, o senador Sérgio Moro (União-PR) no começo de março.


Divulgação – Rosângela Moro

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu nesta quarta (26) manter o mandato da deputada federal Rosângela Moro (União-SP), em processo apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que buscava cassação pela mudança de domicílio eleitoral. Para a Justiça, a troca não foi ilegal.


Rosângela Moro foi eleita em São Paulo com 217 mil votos


Rosângela Moro foi eleita por São Paulo em 2022 com 217.170 votos, porém transferiu o título de eleitor novamente para o Paraná em março de 2024. O PT alegava na ação “fraude à representatividade” contra os eleitores que deram o mandato de Rosângela por São Paulo.


“A condição de elegibilidade de domicílio eleitoral na circunscrição onde o candidato irá concorrer deve ser aferida no momento do registro da candidatura, inexistindo previsão legal que impeça o candidato de alterar seu domicílio posteriormente”, alegou o desembargador Guilherme Frederico Hernandes, relator do processo.


Relembre o caso


Rosângela transferiu o título de eleitor de volta para o Paraná, mesmo domicílio eleitoral do marido, o senador Sérgio Moro (União-PR) no começo de março. Foi um mês antes de o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) começar o julgamento que poderia cassar o mandato do ex-juiz no Senado. Na época, o comentário era que ela transferiu o título para ser uma opção de candidatura ao Senado no lugar do marido, caso tivesse o cargo cassado, o que acabou não acontecendo.


Lançamento de livro


O lançamento de um livro sobre a Lava Jato no último dia 10, em Curitiba, reuniu o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR), o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo-PR) e o ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. O livro “Lava Jato: Histórias dos Bastidores da Maior Investigação Anticorrupção do Brasil”, da jurista e professora Ligia Maura Costa, foi na Livraria da Vila, no shopping Pátio Batel, com uma sessão de autógrafos.


O material de divulgação de “Lava Jato: Histórias dos Bastidores da Maior Investigação Anticorrupção do Brasil” diz que o livro “é uma obra fascinante que coloca o leitor no centro de um dos episódios mais controversos da história brasileira. Com narrativas baseadas em depoimentos orais de figuras centrais da Lava Jato – incluindo procuradores, magistrados, advogados e especialistas – o livro desvela bastidores polêmicos e oferece visões contrastantes sobre a operação”.


Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário