domingo, 2 de junho de 2024

Globo atribui recorde de empregos gerados por Lula à reforma trabalhista de Temer

 

Jornal apoiou o golpe de 2016, que produziu uma catástrofe econômica que vem sendo consertada pelo presidente Lula

Lula com os trabalhadores do Palácio do Planalto
Lula com os trabalhadores do Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert)

O jornal O Globo, que apoiou o golpe de estado de 2016, para que o Brasil fosse submetido a um choque neoliberal, que produziu fome, destruição econômica e desemprego recorde, se superou em desfaçatez neste domingo. Ao comentar sobre a queda recorde no desemprego, alcançada pelo terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o jornal afirma, em seu editorial, que os bons resultados se devem à reforma trabalhista de Michel Temer. Ou seja: o mercado de trabalho teria aguardado oito anos para responder a tal reforma – e só respondeu quando Lula, duramente combatido pelo Globo, retornou ao poder.

"No trimestre encerrado em abril, o desemprego ficou em 7,5%, 1 ponto percentual abaixo do registrado há um ano e quase metade do resultado em 2021 (14,7%). É o menor número para o período desde 2014. E tem mais: a melhora no mercado de trabalho acontece enquanto o rendimento médio continua subindo. Em um ano, ele deu um salto de 4,7%, revelam dados do IBGE. No pior momento da pandemia, ninguém previa uma recuperação tão forte. Os altos e baixos do desemprego são cíclicos, mas algo aparentemente distinto parece acontecer desta vez. Tem crescido também a proporção de empregos formais, que garantem mais direitos aos trabalhadores e paridade na competição entre as empresas", escreve O Globo.

Entretanto, em vez de admitir que os bons resultados são fruto das escolhas do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores, O Globo distorce a realidade. "O que explica a criação de vagas formais? A hipótese mais provável, de acordo com os economistas, é que ela seja reflexo da reforma trabalhista feita no governo Michel Temer", aponta o editorialista.

Na realidade, o desemprego cai porque Lula aposta no aumento da renda dos trabalhadores e, portanto, do mercado de consumo, e também acelera investimentos públicos e privados com a retomada da confiança na economia. O Brasil está melhor porque, a despeito de todos os esforços do jornal O Globo, Lula voltou ao poder. É isso que estimula o mercado de trabalho.

Fonte: Brasil 247

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário