segunda-feira, 10 de junho de 2024

Conselho de Segurança da ONU aprova proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos para a Faixa de Gaza

 Dos 15 membros do conselho, 14 votaram a favor, com a Rússia abstendo-se

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (10) uma resolução proposta pelos Estados Unidos, que visa estabelecer um cessar-fogo na Faixa de Gaza. A iniciativa foi anunciada pelo presidente americano, Joe Biden, e a resolução apela ao Hamas para que aceite os termos do acordo.


Dos 15 membros do conselho, 14 votaram a favor, com a Rússia abstendo-se. Em comunicado, o Hamas saudou a resolução e manifestou disposição para colaborar com os mediadores para implementar os termos do acordo. Até o momento da última atualização desta reportagem, Israel não se pronunciou oficialmente sobre a resolução.


O texto final da resolução, obtido pela agência AFP, “saúda” a proposta de trégua apresentada por Biden em 31 de maio. Ao contrário de versões anteriores, o texto atual afirma que o plano foi “aceito” por Israel.


A resolução exige que ambas as partes “implementem plenamente seus termos, sem demora e sem condições”. A representante dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, solicitou que o Hamas também aceite o acordo, formulado por Israel.


Em 31 de maio, Biden afirmou que Israel havia apresentado ao Hamas uma nova proposta em três fases, com um roteiro que visa uma cessação duradoura das hostilidades na Faixa de Gaza e a libertação de todos os reféns.


Fonte: Agenda do Poder com informações de Brasil 247, Sputnik e g1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário