sexta-feira, 21 de junho de 2024

Candidato de Arthur Lira para presidir Câmara negocia 1ª vice para ter apoio de PL de Bolsonaro

 PL tem a maior bancada da Casa, com 96 deputados

O deputado Elmar Nascimento (União-BA), apontado como o favorito de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados, já está em negociações avançadas para garantir apoios estratégicos na formação da futura diretoria da Casa.


Segundo Igor Gadelha, do Metróples, Elmar tem conversado com o PL de Jair Bolsonaro, oferecendo a 1ª vice-presidência da Câmara em troca do suporte da legenda à sua candidatura. A estratégia de Nascimento é replicar a bem-sucedida aliança que Arthur Lira estabeleceu em sua primeira eleição, em 2021, quando o PL emplacou o deputado Marcelo Ramos como 1º vice-presidente.


O deputado do União Brasil e a cúpula de seu partido têm intensificado o relacionamento com Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Costa Neto demonstrou apoio ao participar da posse de Antonio Rueda como presidente do União Brasil em 11 de junho.


Valdemar Costa Neto também comunicou aos bolsonaristas do PL que a legenda não repetirá o erro cometido no Senado em 2023, quando lançou o senador Rogério Marinho (RN) contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sem sucesso. Este movimento deixou o partido fora da mesa diretora do Senado e do comando das comissões temáticas.


PL é alvo de cobiça na Câmara


A aproximadamente oito meses da eleição para o novo presidente da Câmara, prevista para fevereiro de 2025, o PL desponta como o mais cobiçado pelos candidatos na disputa. Com 96 deputados, o partido de Bolsonaro possui a maior bancada da Casa.


Segundo cálculos de parlamentares próximos aos principais concorrentes de Elmar Nascimento na sucessão de Lira, o apoio do PL pode ser determinante para a vitória. No entanto, a votação é secreta, o que aumenta a incerteza e a possibilidade de reviravoltas no apoio partidário.


Fonte: Agenda do Poder com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário