Fabricado pela Embraer, o KC-390 está na lista de produtos de defesa exportados pelo Brasil e já foi adquirido por países como Hungria, Portugal e Coreia do Sul
O KC-390 Millennium, uma aeronave brasileira considerada o cargueiro mais rápido e moderno do mundo, será utilizado no combate aos incêndios no Pantanal. O modelo tem uma capacidade equivalente a quatro aviões do modelo Air Tractor, anteriormente os mais eficientes no combate ao fogo.
O KC-390 chegou hoje (28) a Corumbá, vindo da base aérea de Anápolis (GO), trazendo a bordo 19 tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e 13 militares adicionais. Aeronave permitirá o lançamento de grandes quantidades de água em áreas de difícil acesso, onde brigadistas e bombeiros militares não conseguem chegar.
A capacidade do KC-390 é de lançar 12 mil litros de água a cada passagem, enquanto os aviões Air Tractor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) podem transportar entre 1.800 a 2.500 litros de água.
Além disso, o KC-390 está equipado com o sistema modular aerotransportável de combate a incêndios, conhecido como MAFFS II (Modular Airborne Fire Fighting System). Este sistema é valorizado por seu baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, sendo utilizado não apenas no combate a incêndios, mas também em situações de derramamento de produtos químicos e contaminação nuclear, radiológica e biológica.
Desenvolvido a pedido da FAB, o KC-390 é uma aeronave multimissão projetada para transporte e reabastecimento em voo, substituindo a frota brasileira do avião norte-americano Hércules C-130.
Pode transportar 80 soldados plenamente equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em configuração de evacuação aeromédica, com uma capacidade máxima de carga de 26 toneladas. Fabricado pela Embraer, o KC-390 está na lista de produtos de defesa exportados pelo Brasil e já foi adquirido por países como Hungria, Portugal e Coreia do Sul.
Fonte: Agenda do Poder com informações do CG News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário