terça-feira, 25 de junho de 2024

André Mendonça toma posse como membro titular no Tribunal Superior Eleitoral em vaga que era de Alexandre de Moraes

 Entrada de Mendonça altera correlação de forças no tribunal, já que contribui para a maioria de ministros conservadores: Kassio Nunes, além dos ministros do STJ, Raul Araújo, e Isabel Gallotti


O ministro André Mendonça foi empossado nesta terça-feira (25) como membro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocupando a vaga anteriormente ocupada por Alexandre de Moraes, que encerrou seu mandato no início de junho.

Mendonça permanecerá como membro titular do TSE até 2028 e está previsto para assumir a presidência da corte em 2027, sucedendo Kassio Nunes Marques.


A cerimônia de posse foi breve e contou com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Indicado ao Supremo Tribunal Federal em 2021 por Jair Bolsonaro, Mendonça terá participação decisiva nas eleições municipais deste ano e nas eleições presidenciais de 2026.


A entrada de Mendonça no TSE altera a correlação de forças no tribunal, uma vez que contribui para uma maioria de ministros considerados conservadores, junto com Kassio Nunes Marques, além dos ministros do STJ, Raul Araújo, e Isabel Gallotti. O TSE é composto por sete integrantes titulares.


Um dia antes de sua posse no TSE, Mendonça recebeu o título de cidadão honorário do Paraná em um evento em Curitiba, que contou com a presença de políticos, incluindo o senador Sergio Moro, líderes religiosos e a atriz Regina Duarte, amiga do ministro e ex-secretária especial da Cultura no governo Bolsonaro.


Fonte: Agenda do Poder com informações da Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário