Chegou neste sábado, 18, à base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, um avião trazendo mais de 300 quilos de doações e 61 voluntários de Portugal, destinados a ajudar as cidades afetadas pela recente catástrofe climática no estado. Com informações da Veja.
A aeronave também transportou 3 toneladas de itens de higiene, agasalhos e alimentos provenientes de várias regiões do Brasil.
No início da noite deste sábado, aterrissou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o primeiro dos três voos prometidos pelo governo dos Emirados Árabes Unidos com doações para o Rio Grande do Sul.
Esse primeiro avião trouxe mais de 64 toneladas de carga, incluindo 500 geradores, 10 toneladas de produtos de higiene, 10.000 pacotes de redes de proteção contra mosquitos, 10.000 cobertores e 5.000 lâmpadas solares, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
As doações de Portugal foram transportadas em um voo da Latam, numa operação coordenada pelo MRE e pela Embaixada do Brasil em Portugal.
Segundo o governo, portugueses e brasileiros residentes em Portugal haviam coletado mais de 200 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul até a semana passada, mas a Força Aérea Brasileira e as autoridades ainda estavam organizando o transporte dos itens.
O Ministério dos Portos e Aeroportos informou que as companhias aéreas brasileiras, que estão apoiando as operações logísticas do governo, já transportaram mais de 254 toneladas de doações para o estado.
Em uma conversa telefônica de 30 minutos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira, 16, o presidente dos Emirados Árabes, xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, prometeu enviar três aviões ao Brasil com ajuda humanitária para as regiões do Rio Grande do Sul afetadas pelas tempestades, incluindo também doações de brasileiros residentes.
O segundo voo está previsto para partir na segunda-feira, 20, conforme o Itamaraty.
Canadá, Chile e Bolívia são outros países que também enviaram alimentos, vestuários, equipamentos e outras doações, além de ajuda financeira ao Brasil nos últimos dias. Outras remessas internacionais são esperadas nos próximos dias, chegando de navio de Portugal e de Miami, nos Estados Unidos.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário