segunda-feira, 6 de maio de 2024

PT diz que 'orienta seus filiados em todo o país a integrar as ações de solidariedade' ao RS

 

Mais de 149 mil pessoas estão fora de suas casas no estado, atingido por temporais

Enchente no Rio Grande do Sul
Enchente no Rio Grande do Sul (Foto: Ricardo Stuckert)

 

O PT do Rio Grande do Sul emitiu nesta segunda-feira (6) uma nota reforçando a necessidade de ações de solidariedade ao estado, onde mais de 80 pessoas morreram por causa das chuvas que atingem o estado desde o último dia 29. São mais de 149 mil pessoas fora de suas casas, e 873 mil atingidos em 364 cidades. 

"O PT orienta seus militantes e filiados(as) em todo o país a integrar as ações de solidariedade, por meio de doações de mantimentos, roupas e recursos. Aos companheiros e companheiras do Sul, reforçamos a orientação de atuar como voluntários nos abrigos e cozinhas coletivas, no atendimento médico e sanitário, em mutirões e de todas as formas possíveis, inclusive abrigando pessoas em suas casas", afirmou.

De acordo com o partido, "a situação do sul do país expõe completamente os erros trágicos do negacionismo e do descaso com as políticas ambientais, que estão na origem tanto das enchentes e inundações quanto das secas prolongadas, da morte dos rios e das queimadas que afetam especialmente a população mais pobre em todas as regiões do país".

"É necessário, mais do que nunca, tomarmos consciência de que o custo de reagir às emergências é muito maior do que o investimento na prevenção e preservação do ambiente e no enfrentamento da crise climática".

A legenda também destacou as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seus ministros. "O presidente viajou duas vezes ao Rio Grande do Sul, com seus ministros e outras autoridades. Enviou equipes das Forças Armadas e da Defesa Civil que contribuíram para resgatar 20 mil pessoas, garantiu mais de R$ 800 milhões em ajuda humanitária, antecipando o Bolsa Família e outros pagamentos do MDS, entregou mais de 50 mil cestas de alimentos, antecipou repasses do SUAS e do SUS, entre outras ações imediatas, e já trabalha no planejamento da reconstrução do estado".

Segundo o partido, "a situação no estado está sendo enfrentada com sintonia institucional em todos os níveis federativos: governo federal, estadual e municipais. E sob a liderança do presidente Lula também estão presentes na solução dos problemas os presidentes da Câmara e do Senado, do Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Contas da União. O momento requer união!".

"Mais uma vez, o presidente Lula demonstra sua capacidade de unir o país, acima das diferenças políticas, tendo sempre em vista as necessidades reais da população. O governo está atuando com firmeza, com pessoal, recursos financeiros e presença cotidiana no estado".

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário