Primeiro envio de dados pela prefeitura ocorreu após oito dias do início do prazo aberto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Por Daniella Almeida, repórter da Agência Brasil - A prefeitura de Porto Alegre encaminhou dados de mais 30 mil
famílias para o benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal, na noite
de quarta-feira (29). Somado o primeiro lote, de 24,5 mil responsáveis
familiares na manhã de terça-feira (28), a capital gaúcha enviou até o momento
59.430 cadastros ao sistema do governo federal. Até as 20h desta quarta-feira
(29), 55.817 famílias da capital gaúcha estavam aptas a receber o benefício.
O primeiro envio de dados pela prefeitura ocorreu após
oito dias do início do prazo aberto pelo Ministério da Integração e do
Desenvolvimento Regional para que as prefeituras do Rio Grande do Sul -
afetadas pela calamidade pública decorrente das fortes chuvas - preenchessem as
planilhas com os dados como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e endereço dos
responsáveis de famílias desalojadas, desabrigadas de áreas urbanas e rurais ou
que perderam bens com as cheias dos rios.
A demora impediu que os moradores de Porto Alegre - que têm
direito ao benefício de R$ 5,1 mil - recebessem o benefício em parcela única
nesta quinta-feira, data de pagamento do primeiro lote a 34,1 mil famílias
afetadas pelas chuvas.
Registro Unificado
- A Prefeitura de Porto Alegre criou o
Registro Unificado, que começou a operar em 18 de maio como base única para
identificar os atingidos e qualificar os dados para que sejam direcionados a
programas sociais dos três níveis do Poder Executivo dos governos municipal,
estadual e federal.
O Registro Unificado para identificar atingidos pela enchente
pode ser realizado preferencialmente pela plataforma on-line ou
presencialmente. Os moradores de áreas alagadas na capital - que estejam ou não
incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
(CadÚnico) - devem preencher corretamente os dados, como Cadastro de Pessoa
Física (CPF) e endereço.
Há, ainda, locais físicos, de segunda a sexta-feira
(exceto feriados). Para conferir os endereços e horários de funcionamento,
acesse o link.
Auxílio Reconstrução - Após
o envio dos dados pelas prefeituras ao governo federal, a próxima etapa requer
que os responsáveis familiares cadastrados pela prefeitura acessem o site do
governo federal e validem as suas informações no site do Auxílio Reconstrução,
na aba Sou Cidadão, com acesso ao portal do governo federal, Gov.br. [
Com a confirmação dos dados pelo cidadão, eles são
enviados para verificação da Caixa Econômica Federal que cruza as informações
com cadastros do governo federal, com auxílio técnico da Dataprev, vinculada ao
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Se as informações foram confirmadas, o pagamento será
depositado pela Caixa em até 48 horas. As pessoas que possuem conta corrente ou
poupança na Caixa Econômica receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não
tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela
família, que acessará o dinheiro com o aplicativo para smartphones Caixa Tem.
Fonte: Brasil 247
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