sexta-feira, 10 de maio de 2024

Pelotas e outras 2 cidades do RS recebem alerta para evacuação imediata

 

A Defesa Civil estima que mais de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado

Pessoas aguardam por resgate em cima de telhados em meio a enchentes em Canoas, no Rio Grande do Sul 04/05/2024
Pessoas aguardam por resgate em cima de telhados em meio a enchentes em Canoas, no Rio Grande do Sul 04/05/2024 (Foto: REUTERS/Renan Mattos)

 A Defesa Civil emitiu um alerta de evacuação imediata para as cidades de São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul. A região está em estado de alerta máximo desde a última quarta-feira (8), quando os ventos mudaram de direção.

O pedido é baseado na previsão de que o nível da Lagoa dos Patos atingirá 2,6 metros nesta sexta-feira (10). De acordo com o último boletim, divulgado na manhã de hoje, a lagoa já está 1,4 metros acima do nível normal, alcançando 2,20 metros.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), informou que a medição do nível da água não será mais divulgada, pois o nível da régua pode cair, criando uma falsa impressão de baixa.

Crise climática: A Defesa Civil estima que mais de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana. Até o momento, o órgão contabilizou 116 mortes, 143 desaparecidos e 756 feridos.

Fonte: Brasil 247 com informações do site Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário