O narrador esportivo Silvio Luiz. Foto: reprodução
O icônico narrador esportivo Silvio Luiz, que morreu nesta quinta-feira (16) aos 89 anos, marcou gerações com seu estilo único e seus bordões clássicos no meio do futebol.
Um dos pioneiros de uma narração descontraída, Silvio abriu portas para vários outros novos narradores. Ele revelou que o bordão servia para ganhar tempo e afirmou que não gritava “gol” para fugir do óbvio. Além disso, o narrador protagonizou o primeiro palavrão da televisão no país.
“Nem sempre a transmissão dá detalhes, aquilo [foi, foi, foi] é uma muleta que uso. Enquanto a câmera não me mostra quem foi, eu fico falando. É uma muleta. Uma coisa que detesto nas transmissões: grito e óbvio. Se você tem uma imagem, não preciso dizer o que você está vendo. Não digo que sou um narrador de televisão, sou um legendador de imagem”, disse o narrador em uma entrevista à RedeTV.
“A imagem é minha amiga, não ouso nunca brigar com ela. Eu nunca gritei gol porque o cara está vendo, tem olho. Por que vou dizer? Tenho que mostrar aquele fato jornalisticamente.”
Com uma carreira vasta e marcante, ele esteve presente na transmissão de seis Copas do Mundo e nove Olimpíadas. Além disso, apresentou programas esportivos em importantes canais, como o Grupo Bandeirantes, Record, SBT e RedeTV!. É comum ouvir que ele foi o melhor narrador de todos os tempos da TV brasileira, à frente de Luciano do Valle e Galvão Bueno. Relembre alguns bordões clássicos do narrador:
“Olho no lanceeeee!”
“Pelo amor dos meus filhinhos”
“Pelas barbas do profeta”
“Foi, foi, foi, foi, foi ele!”
“No paaaau”
“Está valendo!”
Entre outros, como: “Acerte o seu aí, que eu arredondo o meu aqui”, “Bacobufo No Caterefofo”, “Azedou o Molho”, “Agora é fechar o caixão e beijar a viúva”,“Queimou o filme”, “Mandar no meio do pagode” e “No meio da caneta dele”.
No mundo dos Games
Ao longo de décadas, Silvio deixou sua marca na televisão, e as novas gerações também tiveram a oportunidade de acompanhar o narrador e seus bordões no mundo virtual. Por seis anos consecutivos, o narrador emprestou sua voz aos jogos da franquia Pro Evolution Soccer.
Ele esteve presente em seis edições consecutivas do popular game de futebol, atualmente conhecido como eFootball. Sua última participação foi na versão de 2016, quando decidiu encerrar sua colaboração devido a desentendimentos com a produtora, a japonesa Konami.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário