quarta-feira, 22 de maio de 2024

Municípios do sul do RS voltam a ter tempestades nesta quarta-feira

 

A previsão é que o acumulado de precipitação possa chegar aos 150 mm, voltando a encher rios da região

Catástrofe climática no Rio Grande do Sul
Catástrofe climática no Rio Grande do Sul (Foto: Agência Brasil)

  Cidades da faixa sul do Rio Grande do Sul, incluindo fronteira com o Uruguai e região da Lagoa dos Patos, entram em estado de atenção nesta quarta-feira por conta da chegada de uma nova frente fria que pode gerar chuvas fortes. A previsão é que o acumulado de precipitação possa chegar aos 150 mm, volume que deve voltar a encher os rios da região.

Na última terça-feira (22), o governador Eduardo Leite (PSDB) publicou um vídeo no Instagram pedindo para a população da região se precaver e para as prefeituras se anteciparem ao retirar moradores de áreas com risco de alagamentos e deslizamentos. "A combinação da chegada de bastante água do Guaíba na lagoa dos Patos (na região de Pelotas e Rio Grande) mais o vento levando essas águas e a quantidade de chuva que pode cair é algo preocupante", destaca o meteorologista Henrique Repinaldo em entrevista à Folha de S. Paulo.

Já em Porto Alegre e região metropolitana, a tendência é que essa chuva chegue com menos força, não interferindo na tendência de baixa no nível do Guaíba e de outros rios. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema), a cota atual das águas que inundaram Porto Alegre é de 3,92m.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário