Um sistema de drenagem clandestino, construído pelo condomínio de luxo Lagos de São Gonçalo, em Pelotas (RS), despejou grandes volumes de água na comunidade vizinha de Passo dos Negros na quinta-feira (16), causando pavor nos moradores da região. Segundo a Prefeitura de Pelotas, a instalação do sistema foi feita sem autorização municipal.
A água, escoada por uma bomba e um duto, visava drenar lagos artificiais do condomínio que apresentavam falhas no sistema de drenagem original. A decisão de instalar a nova bomba foi tomada em uma votação no conselho do condomínio, apesar de alguns membros terem alertado sobre os riscos.
Jonathan Feijó, da organização Eco pelo Clima, relatou que a comunidade de Passo dos Negros está revoltada com a situação. “Foi comentado até que houve uma votação em que a maioria do conselho do condomínio votou a favor da instalação dessa nova bomba para substituir a subterrânea, apesar de um ou outro falar sobre o risco dela também”, disse Feijó em entrevista ao Uol.
“As consequências imediatas foram que o canal que separa a comunidade do referido condomínio praticamente transbordou, aumentando consideravelmente as chances dessas águas assolarem ainda mais a nossa comunidade”, afirmou Eliana Cardoso Barcelos, liderança comunitária local.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário