quinta-feira, 2 de maio de 2024

Mau tempo obriga Lula a cancelar sobrevoo no Sul; temporal arrasta casa e ponte (veja vídeos)

 As intensas chuvas no Rio Grande do Sul já resultaram em 13 mortes; há 21 pessoas ainda desaparecidas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi forçado a cancelar o sobrevoo previsto para esta quinta-feira (2) em Santa Maria, Rio Grande do Sul, devido ao mau tempo que assola a região. Esta cidade é a mais afetada até o momento pelos temporais que têm devastado o estado desde o início da semana. No momento, Lula está em reunião com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).


As intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul já resultaram em 13 mortes, segundo a Defesa Civil, com 21 pessoas ainda desaparecidas. A situação afeta 134 municípios, com mais de 3 mil pessoas em abrigos e 5 mil desalojadas.


Leite destacou a necessidade de uma articulação eficaz entre as Forças Armadas e o estado para as operações de resgate, enfatizando que não é apenas um momento para voos de reconhecimento. “Estamos indo para Santa Maria encontrar o presidente Lula, que está chegando ao Rio Grande do Sul. Mais do que ser um momento para sobrevoo simplesmente, e é isso que estamos trabalhando, (é um momento) de articulação para mais absoluta perfeita sintonia possível entre as Forças Armadas e o estado do Rio Grande do Sul para fazer o resgate das pessoas. Esse é o nosso foco nesse momento e a gente precisa colocar foça total. Nesse momento as aeronaves do Exército que deveriam chegar ontem, ainda não conseguiram chegar ao Rio Grande do Sul, mas já chegou a aeronave de São Paulo.”


Lula está acompanhado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, e por seis ministros, além do comandante do Exército, general Tomás.


Na terça-feira, Leite recorreu às redes sociais para fazer um apelo ao governo federal por ajuda. “Presidente Lula, por favor envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias”, escreveu.





Fonte: Agenda do Poder com informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário