quarta-feira, 15 de maio de 2024

Lula critica autores de fake news sobre chuvas: ‘Não sabia que existia espécie tão canalha’, diz presidente, recebido por população no RS (veja o vídeo)

 Entre as medidas a serem anunciadas nesta quarta, está um voucher de R$ 5 mil para cada família atingida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto, a disseminação de fake news sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. “Não sabia que existia uma espécie de ser humano tão canalha como a dos caras que fazem fake news”, declarou Lula ao Globo, expressando sua indignação com as desinformações que circulam sobre a tragédia climática que atingiu o estado.


Nas últimas duas semanas, Lula tem se dedicado a coordenar os esforços de socorro à população gaúcha, demonstrando preocupação com a propagação de notícias falsas. O presidente destacou que responsabilizar os autores de fake news é uma prioridade, tendo mobilizado seus auxiliares para discutir medidas nesse sentido.


Horas antes de partir para o Rio Grande do Sul pela terceira vez, Lula se reuniu com seus assessores para finalizar os detalhes de anúncios importantes para as vítimas das enchentes em São Leopoldo, uma das cidades mais afetadas. Entre as medidas, está um voucher de R$ 5 mil para cada família atingida. Ao chegar na cidade nesta quarta, o presidente foi recebido por uma multidão.


Antes de viajar, Lula conversou com o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta. Durante a conversa, o presidente condenou a facilidade com que as informações falsas se espalham nas redes sociais. “É mais fácil falar a mentira e falar mal do que falar a verdade”, afirmou.


Em um ofício enviado ao Ministério da Justiça no último dia 7, Pimenta listou perfis que teriam divulgado conteúdos falsos sobre a ajuda aos atingidos pelas enchentes. Ele ressaltou o impacto dessas narrativas na credibilidade das instituições. A Polícia Federal, subordinada ao ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, abriu um inquérito para investigar o caso.



Fonte: Agenda do Poder com informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário