A deputada federal Jandira Feghali. (Foto: Reprodução)
A deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ), que é médica, salvou uma passageira após uma reação alérgica grave durante um voo do Rio de Janeiro para Brasília na terça-feira (21). A intervenção contou com a ajuda do deputado federal Daniel Soranz (PSD-RJ), também profissional da saúde. Os dois estavam conversando quando um comunicado no avião solicitou a presença de médicos a bordo.
A passageira, uma jovem, teve a reação alérgica após comer um biscoito que continha mandioca. A reação evoluiu para um edema de glote, que pode fechar as vias aéreas. “A gente teve que abrir a caixa de medicamentos do avião e realizar uma medicação injetável para que ela pudesse melhorar”, afirmou Soranz. Jandira aplicou a medicação antialérgica prometazina, disponível no kit médico do avião, com o atendimento durando cerca de 40 minutos.
Jandira destacou que a assistência rápida foi crucial para salvar a vida da passageira. “A passageira saiu bem, [foi] aquela sensação de você ter salvado alguém ali. Se não tem medicação [a bordo], ela podia dançar. O edema de glote fecha mesmo”, disse Jandira. Após prestar socorro, Jandira retornou ao assento da passageira quatro vezes para garantir que ela estava bem. “No final, ela saiu andando, e eu, na cadeira de rodas”, comentou a deputada, que recentemente sofreu uma fratura no pé e tem utilizado muletas e uma cadeira motorizada para se locomover.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário