No panorama atual, as marcas chinesas BYD, CAOA Chery e GWM já conquistaram uma fatia de 7% do mercado brasileiro
A importação de
veículos chineses para o mercado brasileiro experimentou um aumento notável
durante o primeiro trimestre de 2024, atingindo a marca de US$ 1,17 bilhão em
embarques. Este crescimento expressivo foi motivado pela antecipação das
montadoras chinesas em relação ao gradual aumento das tarifas de importação de
veículos elétricos e híbridos, que estão programadas para alcançar 35% até
2026. Os dados divulgados pela Administração Geral de Alfândega da China
revelaram que em janeiro e fevereiro, os embarques totalizaram US$ 589,9
milhões, com um adicional de US$ 580 milhões em março, somando o total
mencionado, segundo reportagem do
Valor.
Durante esse período, cerca de 40,9% dos veículos
importados eram totalmente elétricos, enquanto pelo menos 36,8% eram híbridos
conectáveis, permitindo recarga tanto na rede elétrica doméstica quanto em
estações de carga rápida. Embora seja previsto que o ritmo de vendas possa se
ajustar à medida que as tarifas de importação aumentem, os especialistas não
preveem uma queda abrupta nesse movimento ascendente.
Para os analistas, esse aumento constante nas importações de
veículos chineses para o Brasil é parte de uma estratégia de longo prazo da
China. Eles reconhecem que os veículos chineses ocupam uma parcela crescente em
um mercado de nicho em expansão, o que coincide com a chegada de montadoras
chinesas ao Brasil, como GWM e BYD, consolidando ainda mais sua presença nas
ruas brasileiras.
No panorama atual, as marcas chinesas BYD, CAOA Chery e
GWM já conquistaram uma fatia de 7% do mercado brasileiro de automóveis entre
janeiro e abril. Esse crescimento contínuo sugere uma tendência de aumento da
participação de mercado das montadoras chinesas no Brasil nos próximos
períodos. As informações são baseadas nos dados divulgados pela Administração
Geral de Alfândega da China.
Fonte: Brasil 247 com reportagem do Valor
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