terça-feira, 14 de maio de 2024

Governo Federal coordena recebimento de doações internacionais para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

 

Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, tem liderado o gerenciamento das ofertas de ajuda internacional

Embarque de doações para o Rio Grande do Sul
Embarque de doações para o Rio Grande do Sul (Foto: Guilherme Pereira / PMC)

 A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem liderado o gerenciamento das ofertas de ajuda internacional destinadas às vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. 

Nesta linha, a cidade de Canoas (RS) recebeu, no domingo, 12 de maio, a primeira parte da doação feita pela ONG estadunidense Samaritan's Purse, composta por 10 estações de purificação de água com capacidade de 400 mil litros por hora, seus materiais e componentes, e outros bens emergenciais.

Os equipamentos poderão fornecer água potável, no total, para até 100 mil pessoas. Além de ter o apoio da ABC/MRE, a operação contou com a participação do Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal e Polícia Federal.

Para garantir uma distribuição eficiente e coordenada dos recursos, diversos órgãos governamentais brasileiros se uniram ao esforço humanitário. O Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal e Polícia Federal contribuíram para facilitar a chegada e o armazenamento dos suprimentos na Base Aérea de Canoas.

Além da Samaritan's Purse, outros países também destinaram ajuda humanitária para os afetados pelas cheias no estado gaúcho. O Japão ofereceu uma gama de itens essenciais, como barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, galões portáteis, lonas plásticas e purificadores de água. As doações foram recebidas pelo Comando Operacional Conjunto e a ABC/MRE está coordenando os próximos passos para garantir a entrega eficiente desses recursos.

A solidariedade internacional também se estendeu além do continente asiático. A Câmara Britânica de Comércio (Britcham) contribuiu com a divulgação de canais oficiais para a população e empresas ajudarem e, paralelamente, algumas empresas associadas à Britcham realizaram doações financeiras. Além disso, o Reino Unido expressou interesse em dialogar com o Itamaraty sobre futuras ações bilaterais para gerenciamento de riscos e desastres.

Enquanto isso, o Paraguai, na Presidência Pro Tempore da Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Gestão de Riscos e Desastres do Mercosul, está em comunicação direta com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Brasil.

Os esforços conjuntos não se limitam apenas à resposta imediata, mas também envolvem o compartilhamento de informações e recursos para fortalecer a capacidade de prevenção e resposta a desastres no futuro. Grupos de trabalho sobre serviços hidrometeorológicos e alertas antecipados do Mercosul estão ativos, buscando garantir que os países membros estejam preparados para enfrentar os desafios decorrentes das mudanças climáticas.

Fonte: Brasil 247

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário