quinta-feira, 2 de maio de 2024

Conheça a startup brasileira que está inovando o mercado de suplementação alimentar


Empresa Yosen foi uma das selecionadas pelo Sebrae Startups e participou da Missão de Imersão do Ciclo Singapura pelo Startup Outreach

Suplementação alimentar
Suplementação alimentar (Foto: Agência Brasil )

Agência Sebrae de Notícias - A Yosen, startup de Ribeirão Preto que atua no mercado de suplementação alimentar, destaca-se pela aplicação da nanotecnologia em seus produtos de saúde e cuidados pessoais. A empresa tem conquistado cada vez mais espaço no mercado nacional e agora se prepara para expandir suas operações para outros países.

Em 2023, foi uma das selecionadas pelo Sebrae Startups, através do Startup Outreach, para participar da SWITCH — Singapore Week of Innovation and Technology, evento que reúne líderes, empreendedores, criadores, aceleradores e investidores do ecossistema de inovação de todo o mundo.

A empresa também foi vencedora do prêmio New Green Lotus Award, em Hengqin, China, na Competição Internacional de Inovação e Empreendedorismo em Ciência e Tecnologia, um reconhecimento de seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de produtos inovadores.

Da indústria farmacêutica ao mercado de suplementação alimentar

A trajetória da Yosen está profundamente ligada à visão empreendedora de Gustavo Cadurim, CEO e fundador da empresa. Formado em farmácia pela USP Ribeirão Preto, ele acumulou experiência internacional na indústria farmacêutica antes de decidir retornar ao Brasil e fundar a startup.

Em seu trabalho com um grupo alemão que fornece matéria-prima para produtos farmacêuticos de alta tecnologia, Cadurim vislumbrou o potencial de uma tecnologia específica ainda inédita no Brasil: o sistema de liberação lipídicos associado à nanotecnologia.

Eu entendi que seria legal se um dia eu conseguisse aprofundar no conhecimento desta tecnologia, e fundar uma empresa para desenvolver e fabricar produtos, explorando todo o potencial dela por aqui. Então, ao longo do tempo, eu fui maturando essa ideia, juntando o capital, equipe e organizando uma estrutura para lançar o que seria a Yosen.Gustavo Cadurim, fundador da Yosen.

Motivado então pelo desejo de materializar essa tecnologia no Brasil, Cadurim fundou a Yosen em 2019. A empresa inicialmente se concentrava em fornecer produtos B2B para a indústria farmacêutica.

Um ponto crucial na trajetória da startup foi a conquista de um prêmio na feira Food Ingredients South America (FISA) 2019. O reconhecimento devido a um produto inovador voltado para o mercado de suplementação alimentar despertou a atenção de Cadurim para o potencial desse segmento.

Parceria com Sebrae Startups e participação no Startup Outreach fortaleceram os objetivos de expansão internacional

A relação da Yosen com o Sebrae Startups tem sido fundamental para impulsionar o crescimento da empresa e fortalecer sua presença internacional. Para Cadurim, a parceria não se resume apenas à participação em eventos como a SWITCH, em Singapura, mas também resultou em oportunidades significativas de negócios e aprendizados estratégicos.

Cadurim destaca o longo histórico de colaboração com o Sebrae, incluindo sua participação em programas como o Empretec, que proporcionou uma base sólida em empreendedorismo e gestão de negócios.

A relação contínua com o Sebrae, especialmente por meio do Sebrae Startups, trouxe benefícios tangíveis, como o aprimoramento do pitch de abordagem internacional da Yosen. Esse ajuste estratégico foi crucial para divulgar e apresentar a empresa de forma impactante em eventos internacionais, gerando interesse e oportunidades de negócios promissoras.

“O Sebrae Startups nos auxiliou na construção de uma mensagem clara e direta para nosso pitch internacional, e isso ajudou muito na hora de divulgar e apresentar a nossa empresa lá fora, não só dentro do Startup Outreach, mas para tudo o que está acontecendo agora e daqui para frente.”

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De olho no mercado global

Para Cadurim, a experiência na Ásia foi fundamental para ampliar sua percepção sobre o mercado asiático. Ele destaca o avanço tecnológico, a estrutura robusta e os níveis de investimento observados por lá, elementos que influenciaram diretamente as estratégias e a mentalidade da Yosen.

Ao participar da SWITCH, a empresa fortaleceu sua presença no mercado asiático, consolidando a visão sobre a importância desse mercado em oportunidades de negócios. “A minha ida para Singapura fortaleceu a minha certeza de que o mercado asiático é muito interessante para nós, em termos de oportunidades e potencial de venda.”

Foco em inovação contínua

Cadurim destaca que, em 2023, a Yosen teve um significativo crescimento, com um aumento de três vezes e meia no seu faturamento em relação ao ano anterior. Ele explica também que a empresa está passando por um processo de profissionalização, contando com uma equipe de mais de 50 pessoas dedicadas ao desenvolvimento e inovação.

Um dos pilares desse processo é o investimento em estudos, projetos de pesquisa e parcerias estratégicas, tanto com instituições nacionais quanto internacionais. “Nós sabemos que para manter o pioneirismo no setor precisamos seguir investindo em inovação, desenvolver e melhorar a nossa tecnologia.”

Além disso, a Yosen valoriza a inovação aberta e a colaboração com diferentes atores do ecossistema, incluindo agências de fomento, instituições de pesquisa e clientes. Cadurim ressalta a importância de mapear as fontes de financiamento e parcerias, criando uma rede sólida de apoio para impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

O CEO da Yosen também compartilha uma lição fundamental para empreendedores: “a inovação só é verdadeiramente validada quando encontra aceitação e demanda no mercado”.

Cadurim alerta para o risco de investir tempo e recursos em projetos que não tenham validação real no mercado, destacando a necessidade de entender as demandas e necessidades dos clientes antes de iniciar qualquer empreendimento. Ele encoraja os empreendedores a saírem da zona de conforto da pesquisa e do desenvolvimento isolado, buscando ativamente o feedback e a validação do mercado desde o início.

Esses conselhos refletem a mentalidade da Yosen em buscar uma inovação orientada pelo mercado e pelo cliente, combinada com um compromisso firme em investir em pesquisa, parcerias estratégicas e profissionalização para garantir um futuro de sucesso e crescimento contínuo.

Sobre o Startup OutReach Brasil

O Startup OutReach Brasil é um programa gratuito de internacionalização de startups nos ecossistemas mais promissores do mundo, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Desde 2017, o programa já realizou 15 ciclos de internacionalização em nove países. O programa já apoiou a internacionalização de mais de 250 startups, facilitando a geração de mais de US$ 24 milhões em negócios.

O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país. Mais informações em www.sebraestartups.com.br.

Fonte: Brasil 247

 

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