Empresa Yosen foi uma das selecionadas pelo Sebrae Startups e participou da Missão de Imersão do Ciclo Singapura pelo Startup Outreach
Agência Sebrae de Notícias - A
Yosen, startup de Ribeirão Preto que atua no mercado de suplementação
alimentar, destaca-se pela aplicação da nanotecnologia em seus produtos de
saúde e cuidados pessoais. A empresa tem conquistado cada vez mais espaço no
mercado nacional e agora se prepara para expandir suas operações para outros
países.
Em 2023, foi uma das selecionadas pelo Sebrae Startups,
através do Startup Outreach, para participar da SWITCH — Singapore Week of
Innovation and Technology, evento que reúne líderes, empreendedores, criadores,
aceleradores e investidores do ecossistema de inovação de todo o mundo.
A empresa também foi vencedora do prêmio New Green Lotus Award,
em Hengqin, China, na Competição Internacional de Inovação e Empreendedorismo
em Ciência e Tecnologia, um reconhecimento de seu compromisso com a
sustentabilidade e o desenvolvimento de produtos inovadores.
Da indústria
farmacêutica ao mercado de suplementação alimentar
A trajetória da Yosen está profundamente ligada à visão
empreendedora de Gustavo Cadurim, CEO e fundador da empresa. Formado em
farmácia pela USP Ribeirão Preto, ele acumulou experiência internacional na
indústria farmacêutica antes de decidir retornar ao Brasil e fundar a startup.
Em seu trabalho com um grupo alemão que fornece
matéria-prima para produtos farmacêuticos de alta tecnologia, Cadurim
vislumbrou o potencial de uma tecnologia específica ainda inédita no Brasil: o
sistema de liberação lipídicos associado à nanotecnologia.
Eu entendi que seria legal se um dia eu conseguisse aprofundar
no conhecimento desta tecnologia, e fundar uma empresa para desenvolver e
fabricar produtos, explorando todo o potencial dela por aqui. Então, ao longo
do tempo, eu fui maturando essa ideia, juntando o capital, equipe e organizando
uma estrutura para lançar o que seria a Yosen.Gustavo Cadurim, fundador da
Yosen.
Motivado então pelo desejo de materializar essa tecnologia
no Brasil, Cadurim fundou a Yosen em 2019. A empresa inicialmente se
concentrava em fornecer produtos B2B para a indústria farmacêutica.
Um ponto crucial na trajetória da startup foi a conquista de um
prêmio na feira Food Ingredients South America (FISA) 2019. O reconhecimento
devido a um produto inovador voltado para o mercado de suplementação alimentar
despertou a atenção de Cadurim para o potencial desse segmento.
Parceria com Sebrae Startups e participação no Startup
Outreach fortaleceram os objetivos de expansão internacional
A relação da Yosen com o Sebrae Startups tem sido fundamental
para impulsionar o crescimento da empresa e fortalecer sua presença
internacional. Para Cadurim, a parceria não se resume apenas à participação em
eventos como a SWITCH, em Singapura, mas também resultou em oportunidades
significativas de negócios e aprendizados estratégicos.
Cadurim destaca o longo histórico de colaboração com o
Sebrae, incluindo sua participação em programas como o Empretec, que
proporcionou uma base sólida em empreendedorismo e gestão de negócios.
A relação contínua com o Sebrae, especialmente por meio do
Sebrae Startups, trouxe benefícios tangíveis, como o aprimoramento do pitch de
abordagem internacional da Yosen. Esse ajuste estratégico foi crucial para
divulgar e apresentar a empresa de forma impactante em eventos internacionais,
gerando interesse e oportunidades de negócios promissoras.
“O Sebrae Startups nos auxiliou na construção de uma
mensagem clara e direta para nosso pitch internacional, e isso ajudou muito na
hora de divulgar e apresentar a nossa empresa lá fora, não só dentro do Startup
Outreach, mas para tudo o que está acontecendo agora e daqui para frente.”
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inovação brasileiro, incluindo eventos e programas de apoio e capacitação?
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De olho no mercado
global
Para Cadurim, a experiência na Ásia foi fundamental para
ampliar sua percepção sobre o mercado asiático. Ele destaca o avanço
tecnológico, a estrutura robusta e os níveis de investimento observados por lá,
elementos que influenciaram diretamente as estratégias e a mentalidade da
Yosen.
Ao participar da SWITCH, a empresa fortaleceu sua presença
no mercado asiático, consolidando a visão sobre a importância desse mercado em
oportunidades de negócios. “A minha ida para Singapura fortaleceu a minha
certeza de que o mercado asiático é muito interessante para nós, em termos de
oportunidades e potencial de venda.”
Foco em inovação
contínua
Cadurim destaca que, em 2023, a Yosen teve um
significativo crescimento, com um aumento de três vezes e meia no seu
faturamento em relação ao ano anterior. Ele explica também que a empresa está
passando por um processo de profissionalização, contando com uma equipe de mais
de 50 pessoas dedicadas ao desenvolvimento e inovação.
Um dos pilares desse processo é o investimento em estudos,
projetos de pesquisa e parcerias estratégicas, tanto com instituições nacionais
quanto internacionais. “Nós sabemos que para manter o pioneirismo no setor
precisamos seguir investindo em inovação, desenvolver e melhorar a nossa
tecnologia.”
Além disso, a Yosen valoriza a inovação aberta e a
colaboração com diferentes atores do ecossistema, incluindo agências de
fomento, instituições de pesquisa e clientes. Cadurim ressalta a importância de
mapear as fontes de financiamento e parcerias, criando uma rede sólida de apoio
para impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.
O CEO da Yosen também compartilha uma lição fundamental
para empreendedores: “a inovação só é verdadeiramente validada quando encontra
aceitação e demanda no mercado”.
Cadurim alerta para o risco de investir tempo e recursos
em projetos que não tenham validação real no mercado, destacando a necessidade
de entender as demandas e necessidades dos clientes antes de iniciar qualquer
empreendimento. Ele encoraja os empreendedores a saírem da zona de conforto da
pesquisa e do desenvolvimento isolado, buscando ativamente o feedback e a
validação do mercado desde o início.
Esses conselhos refletem a mentalidade da Yosen em buscar
uma inovação orientada pelo mercado e pelo cliente, combinada com um
compromisso firme em investir em pesquisa, parcerias estratégicas e
profissionalização para garantir um futuro de sucesso e crescimento contínuo.
Sobre o Startup
OutReach Brasil
O Startup OutReach Brasil é um programa gratuito de
internacionalização de startups nos ecossistemas mais promissores do mundo,
realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
(MDIC), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Sebrae e pela
Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores
(Anprotec). Desde 2017, o programa já realizou 15 ciclos de internacionalização
em nove países. O programa já apoiou a internacionalização de mais de 250
startups, facilitando a geração de mais de US$ 24 milhões em negócios.
O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas
de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para
fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a
capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da
América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em
todas as regiões do país. Mais informações em www.sebraestartups.com.br.
Fonte: Brasil 247
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