quinta-feira, 16 de maio de 2024

Conab: arroz importado chegará ao mercado por R$ 4 o quilo

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou que o arroz importado pelo governo para estabilizar os preços no Brasil será vendido aos consumidores por no máximo R$ 4 o quilo.

A aquisição será realizada por meio de leilões públicos com parceiros do Brasil no Mercosul, como Paraguai, Uruguai e Argentina, sendo destinada inicialmente para sete estados.

A iniciativa, parte de uma medida provisória emitida após as enchentes no Rio Grande do Sul, tem como objetivo evitar especulações de preços e reabastecer os estoques públicos do país.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reiterou que não há intenção de competir com os produtores gaúchos e que a medida visa a prevenir a escassez de arroz no Brasil.

Os leilões da Conab estão programados para iniciar na próxima semana, e o arroz será distribuído em embalagens de 2kg nos portos de Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Itaqui (MA).

Embora as chuvas tenham causado perdas significativas de arroz no estado, a safra já colhida no Rio Grande do Sul deve garantir o abastecimento do país por pelo menos 10 meses, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária local.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário