segunda-feira, 13 de maio de 2024

Bairros de Gramado e Pelotas são evacuados com as fortes chuvas no RS


Prefeitura de Pelotas já havia solicitado que moradores de áreas de riscos deixassem suas casas. Foto: Michel Corvello/Divulgação

 As cidades de Gramado e Pelotas, ambas do Rio Grande do Sul, tiveram que ser evacuadas em meio às fortes chuvas que atingem o estado. A Prefeitura do primeiro município emitiu um alerta para que os moradores deixassem suas casas no último sábado (11).

Na ocasião, o alerta foi enviado a 16 pontos do município, sendo quatro deles em estado de monitoramento permanente: os bairros de Três Pinheiros e Piratini, o loteamento Orlandi e o condomínio Alphaville. A cidade registrou sete mortos até o momento e uma rua desmoronou por conta de infiltrações.

A Defesa Civil realizou contato prévio com moradores de áreas de risco e 751 pessoas estão desalojadas na cidade, em casas de familiares e amigos, enquanto outros 223 estão em abrigos do poder público.

Rua desmoronou por uma infiltração de água, segundo a Prefeitura de Gramado. Foto: Reprodução

A Prefeitura de Pelotas afirmou que 24 áreas do município, que fica na região da Lagoa dos Patos e é uma das que mais possuem preocupações com as chuvas. A previsão é que o canal São Gonçalo ultrapasse o maior nível já registrado e a gestão municipal tem mantido um mapa de risco que traz um alerta em tempo real das regiões com potencial de enchente.

O canal chegou a 2,88m na noite deste domingo (12), maior nível registrado desde 1941, quando o nível de enchente chegou ao mesmo patamar. A previsão de especialistas da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) é que o recorde seja ultrapassado com a maré alta e a continuidade das chuvas.

O estado passa por uma catástrofe causada com as fortes chuvas desde a semana passada. No total, são 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos no estado, além de 538.241 desalojados no estado.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário