sexta-feira, 10 de maio de 2024

APUCARANA: Nova identidade, assistência social e divórcio lideram atendimentos do Justiça no Bairro


A maioria das senhas distribuídas até o momento no Programa Justiça no Bairro é para o serviço de confecção da nova Carteira Nacional de Identidade e para o guichê da assistência social. Já nos serviços ofertados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que começaram nesta quinta e prosseguem neste sábado, a principal procura é pelo serviço de divórcio consensual e litigioso.

Até o início da manhã desta sexta-feira (10/05), foram finalizados 316 atendimentos para a carteira de identidade, serviço que é realizado pela Polícia Civil do Paraná. Na sequência, vêm os atendimentos da área de assistência social,  abrangendo serviços como atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)  e inscrição para o Bolsa Família.

Nos guichês das equipes do TJ-PR, há cerca de 80 atendimentos que foram agendados previamente e, destes, a maioria é para oficializar o divórcio. “Há estudos indicando que, após a pandemia, houve um crescimento exponencial do número de divórcios no Brasil”, observa o advogado Danylo Acioli, coordenador local do Programa Justiça no Bairro.

De acordo com ele, se o trâmite de divórcio fosse feito em cartório os custos seriam de mais de R$ 1.500. “Aqui no Justiça no Bairro, esse serviço é realizado gratuitamente, não havendo a necessidade de pagar advogado e custas cartorárias”, frisa Acioli.

Outro serviço bastante procurado é o da Agência do Trabalhador, que está ofertando cerca de 400 vagas de trabalho. “As pessoas normalmente vêm em busca de um serviço específico, mas quando se deparam com toda a estrutura acabam gerando até 5 outros atendimentos. Verificamos que, desde o início das atividades na quarta-feira, o movimento vem sendo crescente  no Lagoão e a previsão que o ápice será no sábado”, projeta Acioli.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário