O prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quinta-feira (16/05) a modernização do sistema de iluminação pública no Jardim São Pedro. As antigas luminárias, valor de sódio, estão dando lugar a modernas em tecnologia LED, na potência de 120 watts, em um total de 153 pontos de luz.
Além de vistoriar o trabalho da empreiteira contratada, Júnior da Femac conversou com moradores da Rua Osvaldo Santana e deu detalhes sobre o investimento municipal no setor. “Temos promovido de forma gradativa a modernização de todo nosso parque de iluminação pública. Por falta de planejamento, Apucarana ficou por muitos anos parada no tempo em vários setores, sendo que quando assumi a prefeitura grande parte da cidade ainda era servida com luminárias vapor de sódio e mercúrio, tecnologias comprovadamente ultrapassadas e ineficientes. Hoje, com compromisso com a cidade, investimos no que há de mais moderno, que é a luminária LED. A mesma lâmpada que tem no centro também está no bairro e já renovamos mais de 80% do parque de iluminação da cidade”, pontuou o prefeito que esteve acompanhado do superintendente de Iluminação Pública, engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, e do superintendente de Finanças e também morador do bairro, Gentil Pereira.
Moradora do Jardim São Pedro, Vera Lúcia Chaves aprovou o trabalho. “Nosso bairro já é um local muito bom para viver e agora, com a melhoria da iluminação, vai ficar ainda melhor”, disse. A também moradora e pioneira Maria de Lourdes Ferreira dos Santos, conta que o investimento vai garantir mais segurança. “Sou filha do pioneiro Baianinho, que morava na chácara onde hoje é o bosque municipal. Moro aqui com minha mãe de 99 anos, que hoje está acamada, e o meu marido. Temos muitas histórias com Apucarana. Adoro onde vivo e é bom saber que teremos agora uma iluminação moderna”, elogiou a moradora.
De acordo com o superintendente de Iluminação Pública, Lafayete dos Santos Luz, o investimento no local envolve a substituição de 153 luminárias. “Além do Jardim São Pedro, vamos modernizar todos os pontos nos trechos entre as ruas Talita Bresolin e Parque Biguaçu, e João Antônio Braga Côrtes e Rua Bandeirantes”, esclareceu Luz.
Supervisionados pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), os serviços são executados por uma empreiteira contratada com recursos da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública) e devem estar concluídos em uma semana.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário