segunda-feira, 6 de maio de 2024

APUCARANA: Integrantes do “Hortas Solidárias” participam da Tarde de Campo sobre produção orgânica

 

Cerca de 30 apucaranenses do Programa Municipal de Hortas Solidárias, mais 10 feirantes do Programa Municipal de Economia Solidária participaram hoje, na localidade rural de São Pedro do Taquara, da “Tarde de Campo” Olericultura Orgânica promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural-Paraná (IDR-PR). O evento aconteceu na Chácara São José, uma referência na produção de tomates cereja orgânico.

Os proprietários da Cháraca São José, os produtores rurais e integrantes do Programa de Economia Solidária, Odete e  José Silva, foram vencedores do Prêmio Orgulho da Terra 2023, na categoria agricultura orgânica, com a produção de tomate cereja.

A Tarde de Campo teve cerca de 150 participantes, a grande parte formada por proprietários rurais de Apucarana e mais 24 municípios da região. “Garantimos a participação de 30 pessoas das hortas solidárias e de feirantes da Economia Solidária que vieram em busca de aprimorar conhecimentos na produção orgânica”, afirma a coordenadora das feiras municipais, Eliana Rocha.

Destacando a importância e abrangência do Programa Municipal de Economia Solidária, que já conta com mais de 1,5 mil mulheres capacitadas, a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, parabenizou Odete Silva em nome do prefeito Junior da Femac, que estava cumprindo agenda em Curitiba. “Transmitindo as palavras do nosso prefeito, a senhora é um orgulho para Apucarana e está fazendo história e servindo de inspiração para muitas pessoas”, disse Denise.

De acordo com o gerente regional do IDR-PR, Paulo Eduardo Sípoli Pereira, o objetivo da Tarde de Campo é disseminar informações técnicas aos produtores, com temas atuais na Oleicultura Orgânica, abrangendo tecnologia, manejo e tratos culturais. “Foi preparada uma programação técnica, a partir de uma experiência bem sucedida nesta propriedade. É um compromisso do Governo do Estado trabalhar na produção orgânica, gerando renda e produzindo alimento seguro respeitando a certificação orgânica”, afirma Paulo Pereira.

Antecedido por orientações técnicas, os participantes percorreram várias estufas do plantio de tomate cereja, em diferentes estágios da produção. O evento ainda foi marcado pela inauguração da Agroindústria Familiar de Vegetais Minimamente Processados da Chácara São José.

Também participaram da Tarde de Campo, alunos dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Padre Antonio Vieira, do distrito de Correia de Freitas.

PRÊMIO ORGULHO DA TERRA

O Prêmio Orgulho da Terra, que é uma iniciativa do Grupo Ric em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) e Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar), premiou 20 produtores rurais e técnicos agrícolas que se destacaram em 2023 em virtude de práticas inovadoras.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário