terça-feira, 21 de maio de 2024

Após denúncia de negligência, internautas se revoltam e pedem impeachment do prefeito de Porto Alegre

 

Gestão de Sebastião Melo teria ignorado pedidos de reparos urgentes no sistema de prevenção de enchentes da capital gaúcha

Sebastião Melo
Sebastião Melo (Foto: Leonardo Lucena)

 Internautas estão pedindo a responsabilização do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), após a divulgação de documentos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) que mostram que a prefeitura foi alertada sobre o risco de inundações nos bairros Centro, Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), que prometeu entregar a documentação ao Ministério Público e estimular ações investigativas em outros órgãos de controle e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

No Instagram e no X, perfis comentaram na publicação do deputado pedindo o impeachment de Melo por crime de responsabilidade. Um internauta chegou a citar o Artigo 4º do Decreto Lei Nº 201-67, que coloca entre as infrações político-administrativas dos prefeitos sujeitas a impeachment a omissão e negligenciamento na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município sujeito à administração da Prefeitura.

Os documentos divulgados mostram que engenheiros constataram a necessidade de reparos "urgentes" nas casas de bomba que compõem o sistema anti-enchentes da capital gaúcha após fortes chuvas que atingiram a cidade em novembro de 2023. Segundo o pedido, os consertos eram cruciais para evitar “o alagamento da área central de Porto Alegre, entre a Usina do Gasômetro e a Rodoviária”, locais que estão entre os mais afetados pelas cheias de maio deste ano. Segundo Matheus Gomes, os processos possuem mais de 100 páginas e “detalhes absurdos da inoperância de Sebastião Melo”.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário