sexta-feira, 24 de maio de 2024

"Apoio do governo Lula ao Rio Grande do Sul se intensifica", diz Pimenta

 

Águas voltaram a subir em Porto Alegre e em outras regiões do estado


Ministro Paulo Pimenta (Secom) aterrissou neste sábado no Rio Grande do Sul para ajudar na coordenação do trabalho de auxílio humanitário
Ministro Paulo Pimenta (Secom) aterrissou neste sábado no Rio Grande do Sul para ajudar na coordenação do trabalho de auxílio humanitário (Foto: Lucas Leffa / Secom / PR)

Em meio às recentes adversidades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas, o apoio do governo federal liderado pelo presidente Lula tem se intensificado, segundo declarações do ministro extraordinário para a reconstrução do estado, Paulo Pimenta.

"Com a volta das chuvas, o apoio do governo do presidente Lula ao governo do estado e às prefeituras também se intensifica. São muitas frentes de trabalho, que vão desde o apoio ao acolhimento da população desabrigada até o suporte para o trabalho de esgotamento da água represada na região metropolitana", afirmou o ministro em suas redes sociais.

Pimenta destacou a presença do governo em São Leopoldo, acompanhado pelo ministro Waldez Góes, secretários e prefeitos, onde puderam acompanhar de perto o trabalho de bombeamento da água. Segundo ele, as bombas de drenagem já estão instaladas e em funcionamento na cidade, mostrando um avanço significativo no enfrentamento das consequências das chuvas.

O comprometimento do governo federal com a reconstrução do Rio Grande do Sul, seguindo a orientação do Presidente Lula, foi reforçado por Pimenta, que ressaltou a determinação em permanecer unido e firme nesse processo de recuperação.

Enquanto isso, as chuvas voltaram a castigar Porto Alegre e outras regiões do estado, trazendo consigo novos desafios. Bairros como Cidade Baixa e Menino Deus foram novamente afetados, com águas invadindo residências e vias públicas. A situação foi agravada pela operação reduzida da Estação de Bombeamento de Água Pluvial (EBAP) 12, exigindo esforços adicionais das equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para restabelecer o pleno funcionamento das bombas.

No Centro Histórico de Porto Alegre, áreas que estavam começando a se recuperar dos alagamentos anteriores foram novamente inundadas, incluindo locais emblemáticos como o Mercado Público e a antiga sede da Prefeitura. A falta de um plano de contingência eficaz por parte da gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) tem sido duramente criticada nas redes sociais, com o deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) destacando a necessidade de uma resposta mais efetiva diante das previsões meteorológicas.

Fonte: Brasil 247

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário