José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil. Foto: reprodução
Nesta terça-feira (2), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu participou de uma sessão especial do Senado destinada a celebrar a democracia brasileira em referência aos 60 anos do golpe militar, que aconteceu em 1964. Sua participação representa o retorno ao Congresso Nacional após 19 anos.
Dirceu relembrou sua última ida ao Congresso, ocorrida quando teve seu mandato cassado em 2005, durante o escândalo do mensalão. Desde então, o político foi condenado no âmbito do mensalão e também teve seu nome citado em desdobramentos da Operação Lava-Jato.
“Quando recebi o convite do senador Randolfe, quase não aceitei. Desde a madrugada de 1° de dezembro, quando a Câmara dos Deputados cassou meu mandato, que o povo de São Paulo tinha me dado pela terceira vez, eu nunca mais voltei ao Congresso Nacional. Mas acredito que João Goulart merecia e merece a minha presença aqui”, discursou.
Veja o evento na íntegra a partir da fala de Dirceu:
O retorno de Dirceu aos holofotes da política aconteceu durante a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência em 2022. Recentemente, ele organizou um jantar pelo seu 78° aniversário que contou com a presença de diversas autoridades políticas como Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Geraldo Alckmin, vice-presidente, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
O ex-ministro foi convidado para a sessão especial pelos organizadores e pelo Conselho Editorial do Senado, que lançou um dos livros durante o evento. O presidente da sessão, senador Randolfe Rodrigues, destacou a importância da presença de Dirceu no plenário.
“Destaco e agradeço a presença, nesta mesa, deste companheiro, que agradeço a Deus a possibilidade de, na minha formação política, ter sido um dos formadores dos melhores momentos do Partido dos Trabalhadores. Meu querido José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-deputado federal, militante político da resistência à ditadura entre os anos de 1960 e 1970. Zé é uma honra, para nós, ter você conosco”, disse Randolfe.
Durante o evento, Dirceu foi abordado por convidados e servidores do Senado, que o questionaram sobre seu possível retorno à política, incluindo uma candidatura à Câmara dos Deputados em 2026. Publicamente, o político desconversou, afirmando que o foco atual do PT deve ser nos anos de 2024 e 2025.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário