segunda-feira, 29 de abril de 2024

Saúde de Apucarana recebe residentes da Angola


 Em encontro no gabinete municipal, o prefeito Júnior da Femac conheceu nesta segunda-feira (29/04) três profissionais em saúde angolanas admitidas pelo Programa de Residência Multiprofissional da Autarquia de Saúde da Prefeitura de Apucarana (AMS), por intermédio de um projeto de cooperação internacional entre Brasil-Angola, cujo convênio foi celebrado na última semana, em cerimônia realizada em Brasília, entre as ministras da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, e de Angola, Sílvia Lutucuta.

Na agenda, as residentes estrangeiras psicóloga Maria Ferreira, de Lupango; enfermeira Elizabeth Chitende, da província de Huambo, e enfermeira Arminda Massanga, oriunda de Cuambo-Cubango, que já estão na cidade há pouco mais de um mês, receberam as boas-vindas oficiais do Município. “Apucarana está muito contente em recebê-las. Tenho a certeza de que vão aprender e também ensinar muito durante o período em que estiveram atuando no município. Temos um dos melhores programas de residências do Brasil e posso afirmar com certeza que estão no lugar certo, vão aprender no frescor da prática, junto a nossa rede pública de saúde”, acentuou o prefeito Júnior da Femac, que também destacou o tamanho do desafio que é gerir o sistema.

“Em termos comparativos, a capital Curitiba – que tem uma população 13 vezes maior – possui 109 unidades básicas de saúde (UBS). Nós, temos 36 unidades, atendendo diariamente a uma média de 4 mil pessoas todos os dias, juntamente com a UPA e Casa da Gestante. Com certeza, enquanto estiverem na residência, será um período de aprendizado e troca de experiência, conforme preconiza o programa”, ilustrou, o prefeito também fazendo menção à localização geográfica do município. “Apucarana está no Sul do Brasil, uma região rica e grande produtora de alimentos, colonizada por japoneses, italianos, ucranianos e outras etnias que deram grande contribuição para o desenvolvimento. Temos 80 anos e hoje recebemos gente do Brasil inteiro”, disse.

A apresentação das residentes angolanas contou com a participação da coordenadora dos programas de Residência Multiprofissional da AMS, Angélica Domingues, da coordenadora do Programa de Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, Valéria Piveta, e do coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Alex Júlio Barbosa. Segundo Valéria Piveta que, ao lado de Alex Júlio esteve em Brasília representando Apucarana na solenidade de assinatura do termo de cooperação internacional Brasil-Angola, mais de mil profissionais de saúde do país africano deverão realizar intercâmbio no país. “Nesta primeira etapa, praticamente todos os profissionais angolanos que chegaram foram direcionados a programas em universidades, sendo Apucarana o único município com Programa de Residência a ser contemplado”, enalteceu a coordenadora do Programa de Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica.

O Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola é uma iniciativa de cooperação técnico-educacional que tem como meta fortalecer o sistema público de saúde do país africano, sendo coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). “A residente Maria, estará atuando na Saúde Mental, a Elizabeth na enfermagem obstétrica e a Arminda na Atenção Básica”, informou Angélica Domingues, coordenadora das Residências Multiprofissionais da AMS.

Ao final da agenda, as residentes angolanas revelaram estar encantadas com o acolhimento. “Fomos muito bem recebidas e com certeza vamos aprender muito neste processo todo que iniciamos”, disse Elizabeth Chitende.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário