Este recorde supera o anterior de 178,7 milhões de transações, estabelecido em 6 de março de 2024
No último dia 5, as transações via PIX atingiram um novo marco, registrando um total de 201,6 milhões de operações em apenas 24 horas, conforme relatado pelo Banco Central.
Este recorde supera o anterior de 178,7 milhões de transações, estabelecido em 6 de março de 2024.
O aumento histórico de transações coincide com um dia de instabilidade observado nos sistemas bancários, embora o Banco Central tenha assegurado que o serviço do PIX estava operando normalmente.
“Estes números refletem uma adesão cada vez mais forte tanto de pessoas físicas quanto de empresas ao PIX, desde seu lançamento pelo Banco Central em novembro de 2020”, avaliou o órgão.
O PIX, sistema de pagamentos em tempo real desenvolvido pelo Banco Central, tem ganhado destaque desde sua implementação, tornando-se o principal instrumento do mercado em 2022, com uma participação de 29% nas transações, ultrapassando o cartão de crédito.
Ao longo de todo o ano de 2023, as transferências de recursos e os pagamentos realizados por meio do PIX totalizaram R$ 17,18 trilhões.
Olhando para o futuro, o Banco Central planeja lançar uma nova funcionalidade para o PIX em 28 de outubro deste ano: o PIX automático.
Essa modalidade permitirá aos clientes agendar previamente uma série de pagamentos, incluindo contas de água e luz, mensalidades escolares e universitárias, taxas de academia, despesas condominiais e até parcelamentos de empréstimos.
Fonte: Agenda do Poder com informações do g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário