A denúncia inclui o cometimento de 10 crimes
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, formalizou denúncia contra a deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto no contexto das investigações sobre a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A informação é de Julia Duailibi, no g1.
A denúncia inclui o cometimento de 10 crimes, incluindo sete relacionados à invasão de dispositivo informático, conforme estipulado no artigo 154-A do Código Penal, e três por falsidade ideológica, previstos no artigo 299 do mesmo código, devido à inserção de documentos falsos no sistema.
De acordo com a Polícia Federal, a invasão ao site do CNJ ocorreu em novembro de 2022. No dia 4 de janeiro de 2023, Delgatti inseriu documentos falsos no sistema do órgão, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), supostamente assinado pelo próprio magistrado.
Em depoimento à PF, Delgatti afirmou que Zambeli redigiu o falso mandado, uma alegação que a deputada nega veementemente. Além disso, o hacker adicionou ao sistema uma falsa quebra de sigilo das contas bancárias do ministro.
Fonte: Agenda do Poder com informações da jornalista Julia Duailibi, no g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário