quinta-feira, 18 de abril de 2024

Para evitar cassação, senador bolsonarista faz gesto ao TSE e sinaliza que não vai mais falar mal do Judiciário

 Jorge Seif já criticou diversas vezes o STF e chegou a pedir impeachment do presidente da Corte

O senador Jorge Seif (PL-SC) tem feito gestos a ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diante do julgamento que pode culminar na cassação de seu mandato, informa a colunista Bela Megale, do jornal O GLOBO. O parlamentar e ex-secretário da Pesca da gestão Jair Bolsonaro tem sinalizado que não falará mais do Judiciário, em especial, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da corte eleitoral, se tiver o mandato preservado.

Seif tem acompanhado seus advogados nas visitas a magistrados do TSE e adotou uma postura “cordial”, segundo ministros.

Em pronunciamentos no Senado, o parlamentar já criticou diversas vezes a atuação do STF e acusou o tribunal de intervir nas atribuições do Congresso. O senador disse, por exemplo, que os “594 parlamentares eleitos pelo povo” estariam sendo “suprimidos por 11 ministros”. Também afirmou que o Senado “não pode ser um espectador passivo desse sequestro de poderes”.

No ano passado, Seif leu, em uma coletiva de imprensa, ao lado do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), um pedido de impeachment do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, protocolado por ele e outros membros da oposição. A base do pedido, que não prosperou, foi a fala do magistrado sobre “derrotar o bolsonarismo”.

O julgamento do TSE que pode levar à cassação do mandato de Seif estava previsto para começar na terça-feira, mas foi adiado por causa da ausência do relator do caso, Floriano Azevedo.

Fonte: Agenda do Poder com informações da colunista Bela Megale, do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário