O influenciador Lil Vinicinho. Foto: Reprodução
Por Luan Araújo
O Palmeiras estuda processar o influenciador digital Lil Vinicinho por conta de declarações na rede social X (ex-Twitter) na tarde da última sexta-feira (19). As informações são do portal “Nosso Palestra”, especializado na cobertura do clube paulista. Vinicinho tem mais de 200 mil seguidores tanto no X, quanto no Instagram e atua em transmissões da CazeTV, do jornalista e streamer Casimiro Miguel.
Na publicação, o influenciador disse “Sei que pra vocês, torcedores do ‘nazimeiras’, assusta ver preto, mas achei que já tivessem acostumado”, dando a entender que não existem ou são muito raros torcedores do time alviverde com a cor preta.
Após onda de reclamações de torcedores palmeirenses na rede social, Vinicinho excluiu a postagem e postou uma foto com a camisa do Palmeiras com a inscrição: “A toda nação palmeirense, humildemente peço perdão”.
o tweet feito pelo influenciador Lil Vinicinho. Foto: Reprodução
O Palmeiras (fundado como Palestra Itália em 1914), teve que alterar seu nome em 1942 após decreto do então presidente Getúlio Vargas, que, por conta do posicionamento pró-Aliados do país na 2ª Guerra Mundial, proibiu a difusão de instituições com nomes ligados a países do Eixo. Clubes como o Palestra Itália de Minas Gerais (atual Cruzeiro) e o Esporte Clube Germânia (atual Pinheiros), de São Paulo também tiveram de alterar seus nomes.
Mas essa proibição tem seu lado arbitrário. Apesar de sim, o Palestra Itália ter sediado eventos em apoio ao Partido Fascista da Itália nas décadas de 1920 e 1930, nunca teve relações provadas com o regime de Benito Mussolini e muito menos ao regime nazista, que comandava a Alemanha na época pelas mãos de Adolf Hitler.
A partir da década de 1940, o clube passou a aceitar jogadores negros, na toada do profissionalismo no futebol brasileiro e também hoje conta com muitos negros em sua torcida.
Até o momento, Lil Vinicinho, que é torcedor do Flamengo, time que enfrenta o Palmeiras neste domingo, não se pronunciou mais sobre o assunto.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário