segunda-feira, 29 de abril de 2024

Pacheco fala em crise e "desarticulação completa" do governo no Congresso


Presidente do Senado ficou irritado após o governo conseguir, via STF, suspender a desoneração da folha

Senado (à esq.), Supremo Tribunal Federal, Luiz Inácio Lula da Silva (mão no queixo), Rodrigo Pacheco e a cannabis
Senado (à esq.), Supremo Tribunal Federal, Luiz Inácio Lula da Silva (mão no queixo), Rodrigo Pacheco e a cannabis (Foto: Divulgação I Adriano Machado / Reuters I Carlos Moura / STF)

 O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em conversas reservadas, expressou preocupação com o estado atual das relações entre o governo e o Congresso Nacional, relata Andréia Sadi, do g1. Descrevendo a situação como uma "desarticulação completa", Pacheco enfatizou que a falta de alinhamento entre os poderes Executivo e Legislativo está prejudicando o andamento das atividades governamentais.

Uma das questões que têm gerado atrito é a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à desoneração da folha de pagamentos. O governo conseguiu, via STF, suspender a prorrogação da desoneração. Para Pacheco, este é apenas um sintoma de uma crise mais profunda entre os poderes, que estaria minando a confiança do Congresso no Executivo.

Apesar de ter sido um aliado próximo do presidente Lula (PT), Pacheco tem tomado medidas que o distanciam do governo, o que tem resultado em embates com o STF. Exceto nas questões econômicas, onde há uma coincidência de interesses entre o Senado e o Executivo, as prioridades legislativas do Senado têm encontrado resistência tanto do governo quanto do STF. Entre essas prioridades está o debate sobre o fim da reeleição, apoiado pelo presidente do Senado, assim como pautas que buscam mudanças nas regras de funcionamento do STF.

Fonte: Brasil 247 com informações do g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário