Ministro Mauro Campbell Marques foi escolhido como o próximo corregedor nacional de Justiça, sucedendo a Salomão nessa função
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu nesta terça-feira (23), o ministro Herman Benjamin como presiden te da Corte, com mandato previsto até 2026. A vice-presidência ficará a cargo do ministro Luis Felipe Salomão.
Além disso, o ministro Mauro Campbell Marques foi escolhido como o próximo corregedor nacional de Justiça, sucedendo a Salomão nessa função. Contudo, seu nome ainda passará por votação no Senado antes de sua efetivação.
Benjamin e Salomão assumirão seus respectivos postos nos lugares dos ministros Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes, que deixarão suas funções em agosto.
O STJ, composto por 33 ministros, desempenha um papel crucial na uniformização do entendimento sobre a legislação federal brasileira. Além disso, é responsável por analisar recursos de processos provenientes de tribunais de Justiça e tribunais regionais federais, exercendo um papel fundamental na jurisprudência nacional.
Pela tradição, o STJ é presidido pelo ministro mais antigo da Corte que ainda não ocupou o cargo.
Herman Benjamin é natural de Catolé do Rocha (PB), formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestre em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.
Iniciou a carreira jurídica em 1982, no Ministério Público de São Paulo, e foi indicado ao STJ pelo presidente Lula, no fim do primeiro mandato, em 2006. Hoje, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma da Corte.
Luis Felipe Salomão é natural de Salvador (BA), formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi promotor de Justiça em São Paulo, e atuou como juiz e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Foi indicado ao STJ pelo presidente Lula, em 2008, durante o segundo mandato. É membro da Corte Especial da Corte e atua como corregedor nacional de Justiça desde 2022.
Mauro Campbell Marques é natural de Manaus (AM), formado em direito pela UniBennett, no Rio de Janeiro. Foi promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas e atuou como secretário de Justiça e de Segurança Pública no estado.
Foi indicado ao STJ pelo presidente Lula, no segundo mandato, em 2008. Hoje, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma da Corte.
Fonte: Agenda do Poder com informações do g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário