A fábrica representa um investimento de R$ 800 milhões e terá capacidade de suprir a demanda nacional de insumo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (26) da cerimônia de inauguração da planta de produção nacional de insulina, em Minas Gerais. Com capacidade para atender 1,9 milhão de pacientes. É primeira vez em 20 anos que uma empresa nacional assume a produção do medicamento.
Durante o evento, Lula expressou se emocionou ao falar sobre sua bisneta, uma menina de sete anos que sofre de diabetes tipo 1: “Você sabe quem vai te agradecer para o resto da vida? A minha bisneta, que tem 7 anos e tem diabetes tipo 1. Ela vive com um aparelho no ombro, com o celular. Cada coisa que ela come, ela precisa controlar. E o mais incrível é que ela pede para a mãe e para o pai aplicarem a insulina nela. Ela não tem mais medo, já faz parte da vida dela”, compartilhou emocionado.
A fábrica, pertencente à empresa Biomm, representa um investimento de R$ 800 milhões e terá capacidade de suprir a demanda nacional de insulina. No ano passado, os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentaram o risco de falta de insulina de ação rápida para o tratamento de diabetes, destacando a importância dessa nova unidade produtiva.
A Biomm foi fundada pelo ex-ministro Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto, que ocupou cargos nos ministérios do Turismo e das Relações Institucionais durante os primeiros governos de Lula. A fábrica terá capacidade para produzir 20 milhões de unidades de refil de insulina glargina por ano, além de canetas de insulina, e poderá fabricar outros 20 milhões de frascos de diferentes tipos de medicamentos, como a insulina humana recombinante.
Fonte: Agenda do Poder com informações de O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário