segunda-feira, 15 de abril de 2024

Governo Lula planeja nova operação de repatriação em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio

 

Governo se prepara para resgatar brasileiros na Síria, no Irã, na Cisjordânia e no Líbano. Avaliação é de que uma escalada do conflito interessa a Netanyahu, premiê israelense

Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

 

Em meio à crescente tensão no Oriente Médio, aliados do presidente Lula (PT) estão em movimento para articular uma operação de retirada emergencial de brasileiros e seus familiares que se encontram em países da região que estão na linha de frente do recente aumento de hostilidades, informa Daniela Lima, do g1. O plano vem à tona em um momento crucial, em que o conflito, anteriormente contido principalmente à Faixa de Gaza, parece estar se expandindo para além de suas fronteiras.

Os debates sobre a estratégia emergencial ganharam força durante o fim de semana, após um ataque do Irã a Israel, uma retaliação a um bombardeio na embaixada iraniana na Síria, que resultou na morte de três comandantes graduados do país. Para o Palácio do Planalto, é evidente que a maioria dos atores envolvidos, com exceção talvez de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, não deseja uma escalada ainda maior do conflito, que poderia desencadear uma crise regional de proporções alarmantes. A avaliação é de que Netanyahu pode ter interesses pessoais na perpetuação do conflito. Sob sua gestão, o Hamas realizou o maior ataque em solo israelense da história, o que poderia levar a um escrutínio público de sua administração caso o conflito se encerre.

Com base nessa conjuntura, o governo brasileiro começa a desenhar cenários para uma possível operação de retirada de cidadãos brasileiros que se encontram em países diretamente envolvidos no conflito, como Síria, Irã, Cisjordânia e Líbano. Fontes próximas ao governo afirmam que a situação é monitorada "minuto a minuto".

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário