A empresa afirmou que atualizará a política de conteúdo político do Google Ads "para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país"
O Google decidiu proibir a
veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais de 2024 após
o Tribunal Superior Eleitoral atualizar as regras para impulsionamento de
propaganda eleitoral. Controlado pela Alphabet, a empresa afirmou que
atualizará a política de conteúdo político do Google Ads "para não mais
permitir a veiculação de anúncios políticos no país".
De acordo com o TSE, esse tipo de propaganda é aquela que
"versar sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações,
cargos eletivos, pessoas detentoras de cargos eletivos, pessoas candidatas,
propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros
direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral". O teor
do comunicado foi publicado no jornal O Globo.
A Justiça Eleitoral determinou que as plataformas digitais devem
manter um repositório dos anúncios "para acompanhamento, em tempo real, do
conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características
dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade
contratada". As empresas também devem deixar à disponibilização para
consulta uma ferramenta "acessível e de fácil manejo, que permita realizar
busca avançada nos dados do repositório" a partir de palavras-chave e nome
dos anunciantes.
O Google afirmou que não terá como fazer a moderação desse
tipo de conteúdo numa eleição que vai acontecer em mais de 5 mil cidades.
Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo
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