terça-feira, 23 de abril de 2024

Gleisi elogia condenação de Deltan: 'terá de pagar 75 mil reais pelo mal que fez a Lula'


Presidente do PT comentou a decisão do STF que condenou ex-procurador da Lava Jato no caso do Power Point com acusações falsas contra o presidente Lula

Deltan Dallagnol e Gleisi Hoffmann
Deltan Dallagnol e Gleisi Hoffmann (Foto: José Cruz/Agência Brasil | Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)
 

 A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais nesta terça-feira (23) para elogiar a decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), de manter a sentença contra o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, condenado a pagar 75 mil reais em indenização por danos morais ao presidente Lula.

"A ministra Cármen Lúcia colocou um ponto final na farsa do Power Point, um dos mais vergonhosos episódios da história do Ministério Público no Brasil. Deltan vai ter de pagar agora pelo mal que fez a Lula, à verdade e ao país. Punição merecida e pedagógica, para que erros como aquele não se repitam e o MP nunca mais seja instrumento de perseguição política", escreveu Gleisi em postagem na rede social BlueSky.

O caso diz respeito ao uso de um PowerPoint por Deltan em uma coletiva de imprensa em 2016, no qual acusava Lula de diversos crimes. A apresentação exibia o nome de Lula no centro da tela, circundado por 14 expressões incriminatórias como "petrolão" e "perpetuação criminosa no poder". Em 2022, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu a favor da punição de Deltan por "ataques à honra". O tribunal concluiu que ele empregou expressões durante uma apresentação que não estavam inclusas na denúncia e que visavam prejudicar a imagem de Lula. Deltan e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) entraram com o recurso no STF contra a decisão.

A ministra Cármen Lúcia colocou um ponto final na farsa do Power Point, um dos mais vergonhosos episódios da história do Ministério Público no Brasil. Deltan vai ter de pagar agora pelo mal que fez a Lula, à verdade e ao país.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário